Cruz dá sinais de mudanças no alto escalão, avaliam vereadores

Em paralelo às expectativas de troca, Rogério cancelou visita à Câmara Municipal de Goiânia onde prestaria contas na manhã desta sexta

Postado em: 30-06-2023 às 07h15
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Cruz dá sinais de mudanças no alto escalão, avaliam vereadores
Eles miram em um quadro mais técnico em prol de uma candidatura mais assertiva em 2024 | Foto: Fernando Leite/Secom

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), voltou a dar sinais de que deve promover mudanças no alto escalão da administração goianiense. Essa, pelo menos, é a leitura de alguns vereadores da Câmara Municipal de Goiânia. Nos bastidores, a informação que circula é de que o prefeito estaria, de fato, disposto a mover estrategicamente algumas peças em seu tabuleiro político.

Desde a semana passada, circulam rumores de que algumas alterações seriam promovidas em um futuro não muito distante. Os comentários ganharam musculatura a partir da abertura de diálogos com o marqueteiro e presidente do Patriota, Jorcelino Braga. O publicitário é visto como um instrumento importante para viabilizar o projeto de reeleição de Rogério nas eleições de 2024. 

No entanto, o que não passava de mera especulação passou a ser lido como “fato consumado” entre os parlamentares. Em paralelo, Rogério encaminhou ao Legislativo municipal um documento em que solicita o cancelamento da prestação de contas prevista para hoje. 

Continua após a publicidade

O ofício atribui o não cumprimento da agenda para atendimento de um convite do governador Ronaldo Caiado (UB). O convite seria para que Cruz participasse de uma reunião sobre a Reforma Tributária. 

Conforme mostrado pelo O HOJE, a princípio, a ideia era de que Cruz prestasse contas em um cenário “pacificado”. À época, um parlamentar disse à reportagem que o processo de reaproximação entre os Poderes era “assunto superado” e que, por isso, a prestação do primeiro quadrimestre de 2023 deveria ser “tranquila”. O gestor foi convocado pelo presidente da Comissão Mista da Casa, Cabo Senna (Patriota). 

Um dos parlamentares, agora, vê a situação com outros olhos. Em off, atribuiu o adiamento da prestação de contas às mudanças que estão por vir. “Toda e qualquer mexida gera uma espécie de ‘momento delicado’. O prefeito, ao que tudo indica, vai tentar reorganizar a Casa de novo. Isso agrada uns e ao mesmo tempo desagrada outros. Se há um motivo político para esse adiamento, ao meu ver, passa pelo desejo de abaixar a poeira, a tensão que normalmente é gerada em contextos de mudanças significativas como essa”, avaliou um integrante da base do prefeito. 

As movimentações de olho nas eleições de 2024 não se restringem à figura do prefeito. Conforme mostrado pelo O HOJE, os próprios vereadores tem buscado por novos nomes. Eles miram em um quadro mais técnico em prol de uma candidatura mais assertiva em 2024. 

Entre as características procuradas estão a experiência comprovada no setor público, além de um currículo profissional que inclua conhecimento técnico, habilidades de liderança e capacidade de trabalhar em equipe. Entre as formações acadêmicas procuradas estão as áreas de administração, contabilidade, direito, ciências políticas e economia. A avaliação é que uma equipe composta por assessores com conhecimento técnico e experiência pode ser crucial para o ano que vem. 

Veja Também