Prefeitos de 12 capitais se reúnem na Câmara em manifesto contra a reforma tributária

O ato foi organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e defende uma reforma mais transparente e justa para as cidades

Postado em: 04-07-2023 às 19h09
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitos de 12 capitais se reúnem na Câmara em manifesto contra a reforma tributária
O ato foi organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e defende uma reforma mais transparente e justa para as cidades | Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Um grupo de 32 prefeitos e prefeitas de diversas cidades brasileiras, incluindo 12 capitais, se reuniram na tarde desta terça-feira (4/7) na Câmara dos Deputados em uma mobilização contra o atual texto da reforma tributária.

O ato foi organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e defende uma reforma mais transparente e justa para as cidades.

Entre os prefeitos, participaram o presidente da FNP Edvaldo Nogueira (Aracaju/SE), Eduardo Paes (Rio de Janeiro/RS), Ricardo Nunes (São Paulo/SP), Fuad Noman (Belo Horizonte/MG), Ricardo Nunes (São Paulo/SP), Sebastião Melo (Porto Alegre/RS), Rafael Greca (Curitiba/PR).

Continua após a publicidade

Os governantes defendem uma proposta que não prejudique os municípios. A que tramita atualmente na Câmara é vista como um modelo que retira a autonomia e arrecadação das cidades, uma vez que propõe a incorporação do ISS e ICMS em um único imposto, o IBS.

Segundo a FNP, participaram do ato os prefeitos:

1. Edvaldo Nogueira, Aracaju/SE
2. Edmilson Rodrigues, Belém/PA
3. Sebastião Melo, Porto Alegre/RS
4. Eduardo Paes, Rio de Janeiro/RJ
5. Eduardo Braide, São Luís/MA
6. Ricardo Nunes, São Paulo/SP
7. Rafael Greca, Curitiba/PR
8. Fuad Noman, Belo Horizonte/MG
9. Hildon Chaves, Porto Velho/RO
10.Cinthia Ribeiro, Palmas/TO
11.Dr. Furlan, Macapá/AP
12.Tião Bocalom, Rio Branco/AC
13.Topázio Neto, Florianópolis/SC
14.David Almeida, Manaus/AM
15.Cícero Lucena, João Pessoa/PB
16.Bruno Reis, Salvador/BA
17.João Campos, Recife/PE
18.Dario Saadi, Campinas/SP
19.Mario Botion, Limeira/SP
20.Leonardo Pascoal, Esteio/RS
21.Marcos Vinicius, Coronel Fabriciano/MG
22.Caio Cunha, Mogi das Cruzes/SP
23.Guti, Guarulhos/SP
24.Elias Diniz, Pará de Minas/MG
25.Jairo Jorge, Canoas/RS
26.Dr. Daniel, Ananindeua/PA
27.Ulisses Maia, Maringá/PR
28.Paulo Serra, Santo André/SP
29.Colbert Martins, Feira de Santana/BA
30.Alysson Bezerra, Mossoró/RN
31.Luiz Ariano Zaffalon, Gravataí/RS
32.Junior da Femac, Apucarana/PR

Goiás

Critico à proposta da Reforma Tributária, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), disse na segunda-feira (4/7) que a sugestão apresentada pode gerar um grande peso no orçamento das famílias brasileiras, como as de classe média e baixa renda, impactando direto na cesta básica dos goianos.

Segundo o chefe Executivo, a simulação realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) projeta um aumento da tributação dos itens básicos de alimentos de cerca de 70% no Centro Oeste, 41% no Nordeste, 93% no Sul, 55% no Sudeste e no Nordeste será de 35%.

A Reforma Tributária se baseia no aumento de custos para os comércios, serviços e o agronegócio. Como o projeto está em tramitação no Congresso Nacional, Caiado agora se concentra na sua agenda em Brasília a partir desta terça-feira.

Senador Canedo participa de reunião da FNP

Fernando Pellozo participou na tarde desta terça, 4, de reunião da Frente Nacional dos Prefeitos. Em pauta, a reforma tributária, que está em tramitação no Congresso Nacional.

Ao lado do presidente da Frente e prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, Pellozo ressalta a importância de fortalecer as cidades. “Os municípios perdem autonomia e arrecadação com as propostas, e tem prefeitura que vai fechar as portas “, diz Pellozo, que participa das discussões, atendendo a convite feito pelo governador Ronaldo Caiado (UB).

Veja Também