Brasil assume direção da cúpula do Mercosul

Reunião contou com a presença do presidente da Argentina, Alberto Fernández, além dos presidentes do Paraguai e Uruguai, Mário Abdo Benítez e Luiz Lacalle Pou, respectivamente

Postado em: 05-07-2023 às 07h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil assume direção da cúpula do Mercosul
Os detalhes da proposta foram apresentados no encontro, mas o governo não deu detalhes | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por Felipe Cardoso e Mariana Fernandes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu na última terça-feira (4) a presidência rotativa do Mercosul – formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Além desses países, também existem os chamados “Estados Associados” como a Colômbia, Bolívia e o Chile. 

O acordo comercial foi fechado em 2019 durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro após 20 anos de negociações. Porém, o governo brasileiro já anunciou que quer concluir este ano os ajustes. 

Continua após a publicidade

Um documento adicional enviado pela União Europeia no início de 2023 continua em fase de revisão entre os países dos dois blocos. Entre os entraves, está a questão ambiental, liderada pela França. 

Os detalhes da proposta foram apresentados no encontro, mas o governo não deu detalhes. Foi afirmado, no entanto, que por se tratarem de “acordos muito delicados”, isso têm exigido um trabalho de coordenação interna intenso. 

A reunião também contou com a presença do presidente da Argentina, Alberto Fernández, do presidente do Paraguai, Mário Abdo Benítez, e do presidente do Uruguai, Luiz Lacalle Pou.

Ao discursar na cerimônia, o presidente brasileiro defendeu a união entre os países vizinhos como forma de enfrentar os desafios contemporâneos. “O mundo está cada vez mais complexo e desafiador. Nenhum país resolverá seus problemas sozinho, nem pode permanecer alheio aos grandes dilemas da humanidade. Não temos alternativa que não seja a união”. 

E continuou: “frente à crise climática, é preciso atuar coordenadamente na proteção de nossos biomas e na transição ecológica justa”, exemplificou o presidente. “Em um mundo cada vez mais pautado pela competição geopolítica, nossa opção regional deve ser a cooperação e a solidariedade”.

Mercosul

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) surgiu com o objetivo de redemocratizar e reaproximar países latino americanos. O Mercado Comum do Sul é um bloco econômico sul-americano formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e outros países associados e observadores. 

Foi criado oficialmente em 1991, na tentativa de aumentar a oferta de emprego e renda, melhorar a produtividade e intensificar as relações econômicas entre os países. Esse bloco econômico regional é muito parecido com outros existentes pelo mundo, mas apresenta peculiaridades próprias da região sul-americana.

Veja Também