Mendanha deve se reunir com Caiado para acertar detalhes da viagem à Israel

Com a aval do governo, ex-prefeito de Aparecida se organiza para fazer missão ao Oriente Médio

Postado em: 10-07-2023 às 07h58
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Mendanha deve se reunir com Caiado para acertar detalhes da viagem à Israel
Com a aval do governo, ex-prefeito de Aparecida se organiza para fazer missão ao Oriente Médio | Foto: Divulgação

Felipe Cardoso e Yago Sales

Em meados de outubro, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), embarcará rumo à Israel. No País, o ex-gestor deve cumprir uma intensa agenda, atuando como uma espécie de representante ‘extraoficial’ do governo Ronaldo Caiado (UB).

A estreita relação de Mendanha com Israel foi, inclusive, um dos fatores responsáveis por unir duas lideranças até então antinômicas: o governador goiano e o próprio ex-prefeito. 

Continua após a publicidade

No final do mês junho, Mendanha esteve na redação do grupo O HOJE onde conversou com jornalistas e deu detalhes desse acerto. Durante o bate-papo, ele lembrou, por exemplo, que essa expertise foi crucial para a chegada dele ao governo goiano, ainda que de maneira ‘informal’. 

“Falei em diferentes situações que não teria dificuldade alguma em ajudar o Estado. Então o governador me disse que tinha interesse em conhecer as técnicas utilizadas por Israel para irrigação. A intenção é estabelecer um projeto voltado à região Nordeste. Foi aí que me coloquei à disposição. A ideia é que possamos, inclusive, trazer soluções voltadas também à saúde e à segurança goiana”, disse. 

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia disse que teve duas conversas com o Caiado sobre o assunto por telefone. Ambos deverão se reunir novamente às vésperas da viagem, ou seja, nos próximos meses. Mendanha deve participar de uma feira prevista para os dias 16 a 18 do mês daquele mês. 

Gustavo, vale lembrar, viajou à Israel pelo menos duas vezes. A primeira missão, que durou duas semanas, ocorreu em setembro de 2017, no início do primeiro mandato à frente da prefeitura aparecidense. 

Já a segunda viagem do político ocorreu em janeiro de 2019 quando participou, a convite do ministro, de conferências e encontros com técnicos em Tel Aviv, capital de Israel. Mendanha à época foi elogiada pela proximidade com o governo federal – sob comando de Jair Messias Bolsonaro – já que esta viagem veio depois de convite do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

Com o mesmo argumento de outrora, Mendanha viaja para estreitamento dos laços com o país para facilitar a concretização de negócios e o intercâmbio de projetos estratégicos. 

Sem cargo na gestão Caiado, Mendanha age da maneira que ela vinha pregado logo depois do resultado das eleições em 2022, quando ficou em segundo lugar ainda no primeiro turno, quando o governador foi reeleito. 

Vá lembrar que na manhã de 23 de maio, logo após a reunião que selou o retorno de Gustavo Mendanha ao MDB de Daniel Vilela, Caiado observou, a repórteres, sobre o papel de Gustavo na gestão: “Sem vinculação, mas com o que ele construiu.” A primeira tarefa, inclusive, será utilizar o prestígio com o governo de Israel para um projeto conjunto. “Agenda para buscar experiências em Israel para que o governo do Estado avance.”

Ter papel de unir Goiás com Israel sob a gestão Caiado dá um significado melhor ao papel de Mendanha daqui para frente, como grande capital político e que terá sempre protagonismo em todos os processos eleitorais.

Quando era candidato ao governo, Gustavo foi destaque na imprensa nacional, desencadeando uma discussão sobre a participação de Israel no desenvolvimento em Goiás. Para o Canal Rural, Mendanha gabou-se de um aliado, que volta à cena com a iminência de mais uma viagem para lá: Yossi Shelley, ex-embaixador do país no Brasil. 

Nas viagens que fez, pela proximidade com o ex-embaixador, Gustavo também conseguiu network com empresários e pesquisadores. Agora é aguardar cronograma, a viagem e os resultados para o Estado.

Veja Também