CPMI ouve ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, nesta terça

STF deu a ele o direito de permanecer em silêncio sobre questões em que for investigado

Postado em: 10-07-2023 às 08h42
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: CPMI ouve ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, nesta terça
STF deu a ele o direito de permanecer em silêncio sobre questões em que for investigado (Foto: Reprodução)

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro ouvirá, nesta terça-feira (11), o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid. O Supremo Tribunal Federal (STF), contudo, deu a ele o direito de permanecer em silêncio.

Este direito é garantido para questões nas quais ele é investigado. Apesar disso, Cid deverá responder aos demais assuntos.

Entre outras coisas, os congressistas devem perguntar sobre a troca de mensagens de estudos para um golpe de Estado. Além disso, poderá ser questionado sobre ligação – direta ou indireta – dele e de Bolsonaro com os atos golpistas aos três Poderes, em Brasília.

Continua após a publicidade

Vale lembrar, Cid foi preso em 3 de maio após operação da Polícia Federal (PF) que investiga dados falsos em cartões de vacinação da Covid-19. Durante mandado de busca, a PF encontrou no celular do tenente-coronel uma minuta para decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Esta só pode ser assinada pelo presidente. Além disso, ela determina atuação das Forças Armadas para casos de perturbação da ordem pública. Ainda no aparelho do ex-ajudante de ordens foram localizadas mensagens com análises para um golpe de Estado.

Veja Também