Lideranças do Republicanos divergem sobre Cruz

Presidente da sigla em Goiânia disse que partido tem a missão de resgatar lideranças que se afastaram por um “processo natural”

Postado em: 13-07-2023 às 08h30
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Lideranças do Republicanos divergem sobre Cruz
O que se conversa nos bastidores é que o Republicanos nacional o abandonou | Foto: Jackson Rodrigues

Apesar de ter nas mãos a chave da décima maior capital do Brasil, o prefeito Rogério Cruz parece estar à deriva em relação ao seu partido para o projeto de reeleição. A coluna Xadrez adiantou que não está descartada uma mudança de endereço partidário, apesar de pouco provável. O que se conversa nos bastidores é que o Republicanos nacional o abandonou.  

A reportagem, inclusive, tentou insistentemente conversar com lideranças estaduais da legenda como o presidente do partido em Goiás, Hildo do Candango, o deputado Jeferson Rodrigues e com o ex-presidente João Campos, mas não houve nenhum retorno.

Na Câmara de Goiânia, o partido possui três vereadores que se dividem quando se fala sobre o prefeito. Ao O Hoje, o presidente da Comissão de Finanças da Câmara Municipal, Léo José (Republicanos), afirmou que o partido o abandonou porque, antes, foi deixado por Rogério. Também atribuiu o afastamento da sigla pelo que classificou de “imediatismo” de Cruz.

Continua após a publicidade

“Ele primeiro tinha um time ligado ao MDB, e se afastou. Depois se aliou ao Republicanos nacional, e se afastou desse time. Agora ele está mais próximo do Patriotas e outros autores. Qualquer grupo político demanda uma certa confiança e tempo para fazer com que as ações tenham resultado na ponta, tanto político como administrativamente. No meu ponto de vista, é ele mesmo que se isola”, disse o vereador.

O parlamentar ainda reforçou que Rogério tem feito diversas trocas na sua gestão, ao que ele avalia como não sendo o “ideal”. “Ele se afasta, e vai deixando os companheiros na chapada”, declarou, dando exemplo da troca de Wellington Bessa na Secretaria da Educação (SME). 

Vale ressaltar que Cruz exonerou, no início deste mês, cerca de 20 servidores indicados pelo Léo José, como um aceno de quem espera por lealdade. Em janeiro deste ano, a escolha de Jovair Arantes (Republicanos) para a Secretaria de Governo desidratou a candidatura de Léo, que é sobrinho de Arantes, e queria o cargo de 1º vice-presidente da Câmara.

Nada disso

Apesar das declarações, a presidente do partido em Goiânia, Sabrina Garcez, negou que haja um isolamento por parte do partido em relação a Rogério. Em contraponto, Sabrina informou que a prioridade do Republicanos é o fortalecimento interno, em busca de integrantes que “se afastaram” por um “processo natural”. A declaração ocorreu logo após reunião com a executiva do partido, na última terça-feira (11).

“O primeiro passo que a nossa executiva tomou foi de fortalecer o partido internamente. É momento de nós buscarmos os nossos quadros, as pessoas que já compõem o partido, que tem história de auxílio. Nesse primeiro momento nós vamos fazer o resgate dessas pessoas, chamando elas para o diálogo, entendendo a visão delas acerca do partido, do processo eleitoral”, afirmou. 

Perguntada se um desses nomes que se afastaram da legenda seria o de Cruz, a presidente negou, e acrescentou que a reeleição de Cruz é o foco principal do partido para as disputas municipais de 2024.

“Rogério é a principal eleição que o Republicanos trabalha. A nossa discussão é como o partido pode auxiliar Rogério na reeleição dele, fazendo essa escuta interna. Também é o momento do partido buscar a escuta da cidade. 

Determinamos vários encontros regionalizados em Goiânia, com lideranças comunitárias e de segmento para entendermos também o sentimento de cidade, em como partido auxiliar nessa discussão.”, declarou. E assegurou que não existe uma “dissintonia” entre o grupo.

Veja Também