Lula vai à Bélgica neste sábado para participar da cúpula entre Celac e União Europeira

O encontro entre os líderes dos blocos reúne 60 países  e irá acontecer entre segunda (17) e terça-feira (18), na capital belga

Postado em: 15-07-2023 às 11h38
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula vai à Bélgica neste sábado para participar da cúpula entre Celac e União Europeira
O encontro entre os líderes dos blocos reúne 60 países  e irá acontecer entre segunda (17) e terça-feira (18), na capital belga | Foto: Reprodução/ Ansa Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste sábado (15) para Bruxelas para assim participar da cúpula que reúne países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia.O encontro entre os líderes dos blocos reúne 60 países e irá acontecer entre segunda (17) e terça-feira (18), na capital belga.

A última reunião ocorreu em 2015, também na Bélgica. Segundo especialistas, o governo brasileiro avalia que a cúpula pode dar impulso às relações bilaterais entre os países. O Brasil havia deixado a Celac durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). O retorno ao grupo ocorreu neste ano, após a posse de Lula. A expectativa é que seja tratado temas como a mudança do clima e sustentabilidade, transição digital inclusiva e justa, segurança cidadã e combate ao crime transnacional.

Convite 

No comando do Mercosul, Lula foi convidado a participar da cúpula pelo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que preside o bloco europeu. Os dois discutem os detalhes finais de um acordo comercial entre os blocos. Ao assumir o bloco o presidente chegou a sugerir que o Mercosul poderia “roubar a cena” da cúpula para negociar termos do acordo. Alguns temas ainda precisam ser debatidos.

Continua após a publicidade

Leia também: A tendência dos “Lunaristas”, os bolsonaristas que apoiam Lula

Veja Também