Senadora pede solução para situação dos avicultores de Goiás

Lúcia Vânia se reuniu com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, nesta terça-feira, para discutir crise dos produtores de frango

Postado em: 10-07-2018 às 17h40
Por: Lucas de Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Senadora pede solução para situação dos avicultores de Goiás
Lúcia Vânia se reuniu com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, nesta terça-feira, para discutir crise dos produtores de frango

A crise dos produtores de frango foi a pauta da reunião (Foto: Divulgação)

Da Redação

A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) se reuniu nesta terça-feira (10) com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, para falar sobre a instabilidade enfrentada por avicultores do Sudoeste goiano diante da possibilidade do rompimento de contratos de núcleos de corte de frango em Rio Verde (GO) pela BRF, o que acarretaria no fechamento de mais unidades na região. O deputado estadual Lissauer Vieira (PSB), o presidente em exercício da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Bartolomeu Braz, o presidente licenciado da Faeg, José Mário Schreiner e o presidente da Associação dos Granjeiros Integrados de Rio Verde, Ângelo Thomaz, estiveram presentes.

Continua após a publicidade

Segundo representantes do setor, o anúncio da empresa contradiz com o que o vice-presidente Jorge Lima assegurou durante audiência pública realizada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal (CRA), a pedido da senadora Lúcia Vânia. Na ocasião, foi informado que as atividades em Rio Verde seriam retomadas após o período das férias coletivas dos funcionários da planta do município.

“Os produtores de aves estão enfrentando uma situação muito crítica em Goiás. Precisamos encontrar uma solução diante dessa possível paralisação das atividades dos frigoríficos da BRF, que atinge os produtores do sudoeste goiano e toda a economia da região”, afirmou a senadora Lúcia Vânia.

A audiência pública, realizada no mês passado, debateu os impactos da atuação da companhia no Estado de Goiás. À época, a empresa informou o rompimento da linha de produção de perus em Mineiros como forma de adaptar às dificuldades enfrentadas pelo mercado interno e externo. Além do ministro da Agricultura e do vice-presidente da BRF, participaram o diretor de agronegócios do Banco do Brasil, produtores de frangos e perus e representantes do setor. O pagamento dos financiamentos feitos pelo Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) é uma preocupação dos produtores.

A senadora constatou o problema e ouviu a preocupação dos produtores do sudoeste goiano quando esteve em visita ao município de Mineiros, desde então a parlamentar goiana está empenhada em busca de alternativas para a situação enfrentada pelos produtores de aves, uma vez que o fechamento de granjas pode gerar grandes impactos na economia do estado. 

Veja Também