Entre encontros com Cruz e Caiado, dez ministros de Lula já visitaram Goiás 

Levantamento mostra visitas importantes que resultaram em promessas de cooperação entre Governo Federal e Estadual

Postado em: 20-07-2023 às 08h30
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Entre encontros com Cruz e Caiado, dez ministros de Lula já visitaram Goiás 
Dos 37 ministros, pelo menos dez já estiveram em solo goiano | Foto: Paulo José/Prefeitura de Goiânia

Dois dias depois de visita de ministra da Saúde, Nísia Trindade, visitar Goiânia, na segunda-feira (17), a capital goiana recebeu a titular do ministério das Mulheres, Cida Gonçalves, nesta quarta-feira (19), para afiançar esforços de atendimento à mulher vítima de violência junto ao prefeito Rogério Cruz (Republicanos). Dos 37 ministros, pelo menos dez já estiveram em solo goiano, desde que Luiz Inácio Lula da Silva (PT), voltou à Presidência, em janeiro deste ano.

No dia 2 de julho o ministro da Justiça, Flávio Dino, compareceu à Capital para anunciar programa para fomentar as políticas de segurança pública com cidadania, com foco em territórios mais vulneráveis e com altos indicadores de violência, além de combate ao racismo estrutural e à violência contra a mulher. Durante o evento, o ministro entregou, para Ronaldo Caiado (União Brasil), equipamentos, drones e viaturas do Pronasci. 

Desde que assumiram o governo em janeiro, auxiliares do alto escalão do governo petista têm percorrido o País para encontros com entidades, aliados, governadores, prefeitos, com caráter de aproximação e, sobretudo, cumprimento do que o presidente tem prometido: aliar-se para fazer um governo de cooperação.

Continua após a publicidade

Há pouco mais de um mês, no dia 16 de junho, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, compareceu, em Aparecida de Goiânia, a uma reunião do Plano Plurianual Participativo (PPP). Na ocasião, a emedebista ressaltou a importância política de Maguito Vilela.

Simone Tebet também foi recebida por Caiado no Palácio das Esmeraldas, onde ouviu demandas para a edificação de um hospital infantil. Também compareceu à reunião o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo.

Diante da oposição, por parte de Caiado, ao texto da reforma tributária, que estava prestes a ser votado na Câmara dos Deputados, com forte apoio do Planalto, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, veio à capital para encontrar-se com o chefe do Executivo no dia 1° de junho.

O ministro aproveitou para afagar Caiado publicamente e anunciar parceria para a construção do Hospital de Oncologia (Complexo Oncológico de Referência de Goiás – CORA), que está em andamento. Além disso, Padilha prometeu recursos para o Projeto de Fruticultura Irrigada, a ser executado pelo Governo Estadual no Vale do Paranã, na região Nordeste de Goiás. O governador aproveitou para pedir apoio à construção do BRT do Entorno, ligando Samambaia (DF) a Luziânia (GO).

No dia 19 de maio, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, participou de uma feira de agricultura familiar na Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele anunciou investimentos do Governo Federal com a instituição. 

Antes, também em maio – no dia 12 -, o vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), esteve em Aporé, a quase 500 km de Goiânia, para a inauguração de uma Usina Agroindustrial. Além do braço-direito de Lula, compareceu ao evento o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. 

Em abril, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho (PSB), participou, ao lado do prefeito Rogério Cruz, da inauguração do Terminal de Integração Paulo Garcia, ao lado da Rodoviária de Goiânia, no Centro. O nome da construção se deu em homenagem ao ex-prefeito da cidade, o petista Paulo Garcia, que morreu logo depois de deixar o cargo em julho de 2017. 

Um mês antes, em março, Barbalho havia ido a Rio Verde, no Sudeste do Estado, para lançar um pacote de investimentos para construção de casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida. 

Veja Também