Deputado do PL que fez o ‘L’ ao lado de ministros deve se reunir com Valdemar nesta quinta-feira

Deputado tem sofrido resistências de colegas do partido

Postado em: 20-07-2023 às 09h31
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Deputado do PL que fez o ‘L’ ao lado de ministros deve se reunir com Valdemar nesta quinta-feira
Deputado tem sofrido resistências de colegas do partido | Foto: Arquivo Pessoal/ Yury Paredão

O presidente do Partido Liberal (PL), deve se reunir nesta quinta-feira (19) com o deputado Yury do Paredão (PL-CE), em Brasília. O encontro acontece após pressões de parlamentares da sigla para que o deputado seja punido ou expulso do partido por ter tirado uma foto ao lado de ministros de Lula fazendo o “L”, em referência ao atual presidente, principal adversário da direita. 

A ‘click’ foi registrado nesta quinta-feira (13) durante um evento promovido pelo governo federal na cidade de Salgueiro em Pernambuco. Ao tomar ciência, Valdemar chegou a pedir ao diretório do partido no Ceará que realizasse a abertura do processo de expulsão do deputado da sigla. Nas redes, o presidente do PL comentou sobre o caso e relatou: “o parlamentar licenciado parece não comungar com os ideais”do  partido. 

Por se tratar de um deputado federal, o caso voltou para o diretório em Brasília e quem decidirá ou não a continuidade do parlamentar no PL será Valdemar. Yury está licenciado do mandato por “interesse particular” pelo período de 120 dias. A avaliação é de que o afastamento pode ser usado como argumento para se livrar de uma eventual punição, já que o episódio ocorreu durante esse período.

Continua após a publicidade

Este no entanto não foi o primeiro episódio polêmico envolvendo o deputado. Em maio deste ano, Yury posou para uma foto ao lado de Lula e ministros. Na época, ele também estava entre os parlamentares do PL que votaram a favor do arcabouço e da reforma tributária, em um alinhamento ao governo federal. Veja registro:

O caso porém dividiu opiniões entre os deputados da sigla. Uma ala defende a expulsão imediata do deputado. Outra deseja que ele seja punido – assim não perderia o mandato, nem mudaria de sigla. Mas há quem minimize dizendo se tratar de uma brincadeira de mau gosto.

Leia também: Autistas, doadores de sangue e PCD’s receberão atendimento prioritário em filas e guichês

Veja Também