Do Val diz à PF plano de gravar ministro partiu de Daniel Silveira

Segundo senador, Bolsonaro ouviu a ideia na reunião, mas ficou calado

Postado em: 20-07-2023 às 09h36
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Do Val diz à PF plano de gravar ministro partiu de Daniel Silveira
Segundo senador, Bolsonaro ouviu a ideia na reunião, mas ficou calado (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O senador Marcos do Val (Podemos-ES), em depoimento à Polícia Federal, na quarta-feira (19), disse que a ideia para suposta tentativa de golpe de Estado partiu do ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). Ele reafirmou que o plano de gravar o ministro do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ocorreu em reunião com Silveira e Jair Bolsonaro (PL), mas que o ex-presidente ficou calado.

O Estado de São Paulo divulgou partes do depoimento. Sobre o encontro, este teria ocorrido em dezembro de 2022. A ideia seria levantar suspeitas sobre a atuação do ministro na presidência do TSE.

Vale lembrar, Do Val disse que Bolsonaro tentou coagilo a participar do golpe depois da derrota para Lula (PT) em 1º de fevereiro. No dia 2 ele recuou e isentou o ex-presidente.

Continua após a publicidade

Em relação ao depoimento, o senador afirmou que “percebendo que havia feito essas acusações infundadas, em um momento de raiva, resolveu desdizê-las em várias manifestações posteriores”.

Na última semana, o ex-presidente confirmou à PF que recebeu Silveira e Marcos do Val no palácio. Bolsonaro, no entanto, negou que teria discutido a trama para gravar Moraes. Segundo o ex-mandatário, “nada foi falado” sobre o ministro ou sobre prática de algum ato antidemocrático.

Veja Também