Mendanha diz que João Campos seria “ótimo nome” para vice de Vilmarzinho

Em 2022, o ex-deputado federal foi o candidato ao Senado mais votado em Aparecida de Goiânia

Postado em: 26-07-2023 às 08h30
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Mendanha diz que João Campos seria “ótimo nome” para vice de Vilmarzinho
A expectativa é que o evento tenha a presença do presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi | Foto: Reprodução

Mendanha e Campos juntos outra vez em uma mesma eleição? Não diretamente. A estratégia do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota) é direcionada, dessa vez, ao seu sucessor Vilmar Mariano (Patriota), ambos a caminho ao MDB.

Ao O Hoje, Mendanha considerou que o ex-deputado federal João Campos (Republicanos) seria um “ótimo nome para vice” de Vilmarzinho, e que, inclusive, o convidou a acompanhá-lo na filiação ao MDB, previsto para ocorrer no fim de agosto. 

O gesto de Gustavo mostra uma tentativa de aproximação e interesse por Campos, uma forma também do ex-presidente do Republicanos de Goiás sentir o clima e dar as caras na política outra vez. A expectativa é que o evento tenha, ainda, a presença do presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP).

Continua após a publicidade

“Meu compromisso é com o Vilmar. Eu disse [a João] que o nome dele tem que estar pronto para qualquer missão. Vejo como um ótimo nome para vice, mas é algo para se definir mais para frente. É um quadro importante.”, afirmou.

Eleito deputado federal por três vezes em Goiás, Campos disputou o Senado nas últimas eleições em uma composição com Mendanha, mas perdeu. Apesar de ter ficado na 5ª posição, foi o candidato ao Senado mais votado em Aparecida. Dos 350.222 que obteve, recebeu 51.029 votos (23,62%) somente no município.

Mendanha avaliou que um projeto do republicano para a composição de uma chapa será uma “boa opção, tanto para Aparecida quanto para Goiânia”.

A chapa, de fato, seria importante para ambos, já que o ex-deputado tem seguido nas sombras, após também perder o posto de presidente do partido em Goiás. Já o atual prefeito precisa de um nome forte para se viabilizar na disputa pela reeleição. 

Em abril, João Campos destacou, ao O Popular, que não iria se candidatar à prefeitura de Aparecida, o que o colocaria contra Mariano. Portanto, não fica descartada a possibilidade de composição uma aliança ao atual prefeito.

Dobradinha só em Aparecida

Apesar de Mendanha também citar Goiânia quando se fala de um projeto político para Campos, a realidade é diferente quando se avalia o contexto. 

Desde as últimas eleições, em 2022, o republicano evidenciou o racha que o partido vive com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Na época, Cruz apoiou a reeleição ao governo de Ronaldo Caiado (UB), enquanto Campos seguiu em uma chapa oposicionista junto a Gustavo. Os dois projetos foram chancelados pelo presidente nacional da sigla, o deputado federal Marcos Pereira, quando disse que todos filiados estavam livres para apoiarem qualquer chapa.

Campos seguiu a recomendação do partido nacional seguindo uma candidatura própria, enquanto Cruz fez apoio, de maneira isolada, a Caiado. Nos bastidores, como já adiantado pelo O Hoje, o Republicanos continua o deixando de lado e um não fala com o outro.

Em Aparecida, o caminho poderá ser inverso (ou seria controverso?). Caso viabilize a chapa de Vilmarzinho e Campos no município, o projeto agora poderá ganhar aval de Caiado, com o apoio do presidente estadual do partido e vice-governador, Daniel Vilela (MDB). 

A mesma possibilidade não deve existir na capital, nem para o Republicanos nem para o MDB. Daniel ainda não engoliu a decisão de Rogério em caminhar sozinho quando assumiu o posto de Maguito Vilela, em 2020.

Veja Também