Mendanha diz que Professor Alcides tem legitimidade para disputar

“É uma pessoa com trajetória, tem história. Mas se eu puder, trabalharei para não dividir”, diz o ex-prefeito de Aparecida

Postado em: 31-07-2023 às 08h13
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mendanha diz que Professor Alcides tem legitimidade para disputar
“É uma pessoa com trajetória, tem história. Mas se eu puder, trabalharei para não dividir”, diz o ex-prefeito de Aparecida | Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), reconhece que o deputado federal Professor Alcides (PL) tem história no município e considera legítimo que ele queira concorrer ao páreo municipal, em 2024. Contudo, afirma que seu apoio ao atual gestor da cidade, Vilmar Mariano (Patriota) não é de momento, mas definitivo. 

“Vilmarzin [como também é chamado] foi meu vice. Tenho uma relação com ele, é meu parceiro. Não é nesse momento [o apoio], é definitivo”, garante o ex-prefeito do município.

O Professor Alcides é tido como pré-candidato à prefeitura de Aparecida. Reeleito com apoio da base de Vilmar, em 2022, segundo aliados havia um combinado de que ele trabalharia pela reeleição do atual prefeito. Por outro lado, figuras ligadas ao deputado federal dizem que o acordo era que quem estivesse melhor disputaria o paço da cidade. 

Continua após a publicidade

Alcides, que aparece bem avaliado em pesquisas, já diz que aguarda o crescimento de Vilmar até o começo do ano que vem para tomar uma decisão. Ele também afirmou que a gestão é mal avaliada, no momento. A “guerra” entre os dois, contudo, é “fria”. Não existe um rompimento oficial e o Professor, inclusive, mantém nomes no primeiro escalão da prefeitura. 

Entre os nomes indicados pelo federal à secretarias estão: Divino Gustavo (Educação) e Cláudio Éverson (Relações Institucionais). Mudanças devem ocorrer, contudo.

Mendanha reforça: “Falei com o professor há três meses, está liderando pesquisa. Então, ele tem direito. É uma pessoa com trajetória, tem história. Mas se eu puder, trabalharei para não dividir. Meu apoio é com Vilmar.”

Vale lembrar, Professor Alcides chegou a disputar o pleito municipal em 2016. À época, foi derrotado por Gustavo Mendanha (59,99%) e terminou em terceiro lugar (18,91%), atrás do ex-deputado estadual Marlúcio Pereira (21,11%).

Composição

Recentemente, Gustavo Mendanha disse ao Jornal O Hoje que o ex-deputado federal João Campos (Republicanos) seria um “ótimo nome para vice” de Vilmar Mariano. Inclusive, ele o convidou a acompanhá-lo na filiação ao MDB, previsto para ocorrer no fim de agosto – tanto o ex-prefeito de Aparecida quanto o prefeito deixarão o Patriota e retornarão ao MDB do vice-governador Daniel Vilela, no próximo mês.

“Meu compromisso é com o Vilmar. Eu disse [a João] que o nome dele tem que estar pronto para qualquer missão. Vejo como um ótimo nome para vice, mas é algo para se definir mais para frente. É um quadro importante”, afirmou.

Eleito deputado federal por três vezes em Goiás, Campos disputou o Senado nas últimas eleições em uma composição com Mendanha, mas perdeu. Apesar de ter ficado na 5ª posição, foi o candidato ao Senado mais votado em Aparecida. Dos 350.222 que obteve, recebeu 51.029 votos (23,62%) somente no município.

Mendanha, por fim, avaliou que um projeto do republicano para a composição de uma chapa seria uma “boa opção”, tanto para Aparecida quanto para Goiânia.

Veja Também