Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Vitor Hugo debate 2024 de olho no Senado, em 2026

Ex-deputado federal é cotado para disputar as prefeituras de Goiânia e Anápolis

Postado em: 01-08-2023 às 10h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Vitor Hugo debate 2024 de olho no Senado, em 2026
Ex-deputado federal, Vitor Hugo (PL) é cotado para disputar as prefeituras de Goiânia e Anápolis, em 2024 | Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

Ex-deputado federal, Vitor Hugo (PL) é cotado para disputar as prefeituras de Goiânia e Anápolis, em 2024. O político, contudo, está de olho no Senado em 2026, ano que terão duas vagas para a Casa Alta do Congresso. 

“Estou muito voltado para o Senado, pois são duas vagas. Se a direita conseguir 41 das 54 cadeiras em 2026 já terá maioria, independente dos 27 que permanecerão”, argumenta ao Jornal O Hoje. “Essa eleição para o Senado será uma das mais importantes. Então, não descarto.”

Interlocutores ouvidos pelo veículo de comunicação, inclusive, confirmam que o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sinalizou para Vitor Hugo neste sentido. O ex-deputado federal, no entanto, não confirma.

Continua após a publicidade

Ele diz, todavia, que o momento é de formar o tabuleiro de 2024 pensando em 2026. Vitor Hugo, que disputou o governo de Goiás em 2022 e ficou em terceiro lugar, revela que a discussão sobre as eleições municipais já teve início com o presidente estadual do PL, senador Wilder Morais, e com Bolsonaro. 

Vale lembrar, o ex-presidente, durante passagem por Goiânia no último mês, afirmou que a meta era fazer mil prefeitos no País. Goiás, claro, entra na conta. “O PL terá candidato na maioria das cidades goianas. Em Goiânia, Aparecida, Anápolis, Rio Verde, Jataí, Luziânia e em outros grandes municípios trabalharemos muito fortemente para consolidar a direita”, destaca. 

Anápolis

Em 21 de julho, Bolsonaro, Vitor Hugo e outros nomes receberam a Comenda Gomes de Souza Ramos, no Centro de Convenções de Anápolis. Na ocasião era esperado que o prefeito da cidade, Roberto Naves (PP), fechasse o apoio ao ex-deputado federal para sucessão, em 2024.

Ao Jornal O Hoje, Vitor Hugo disse que não há nada definido nesse sentido, no momento. “Ainda em conversa com o PL no âmbito estadual, Wilder e Bolsonaro têm conversado e a reaproximação do ex-presidente com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) é algo que tem que ser levado em consideração para todas as cidades”, justifica.

O ex-congressista, contudo, deixa claro que não nega apoio, mas que se for candidato, será da população que representa. Ainda de acordo com ele, as definições precisam esperar “um pouco mais”. Ele, todavia, se diz lisonjeado por figurar bem posicionado nas pesquisas internas realizadas em Anápolis e também de Goiânia – na capital, inclusive, aparece melhor que outros nomes da legenda, em cenários diferentes. 

Bastidores em Anápolis

O Jornal O Hoje conversou com interlocutores anapolinos. Apesar da não confirmação de Vitor Hugo, fontes revelam que existe um movimento por parte do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, para uma aproximação entre os dois com vistas a 2024.

Conforme apurado, Vitor Hugo é visto como um nome forte para unir a direita no município para contrapor o projeto do PT. No caso, o deputado estadual e ex-prefeito Antônio Gomide (PT) é tido como um dos favoritos no páreo do ano que vem. 

Além disso, seria importante para Naves ter um sucessor que não é “avesso” a ele. De modo geral, a direita teria “certa desconfiança” com o atual prefeito por não ter se engajado de forma expressiva na campanha de Bolsonaro, em 2022.

Veja Também