Gênios da matemática terão escola especial com dormitórios, aponta governo

Implantação do colégio terá início no Rio de Janeiro

Postado em: 01-08-2023 às 09h54
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Gênios da matemática terão escola especial com dormitórios, aponta governo
Implantação do colégio terá início no Rio de Janeiro | Foto: Divulgação

O ministro da Educação Camilo Santana (PT) adiantou os primeiros detalhes sobre a escola para gênios da matemática que o Governo Federal pretende criar. Mesmo sem data marcada para a divulgação do  programa Escola Especial de Matemática, o ministro detalhou que inicialmente serão oferecidas cem vagas para alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). O ministro também afirmou nesta segunda-feira (31) que a nova instituição funcionará em período integral e terá sede no Rio de Janeiro.

A instituição será inaugurada em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com sede no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, e será responsável pela olimpíada de matemática em escolas públicas. “Será uma faculdade especial de matemática para esses alunos [medalhistas]. Ela será no Rio de Janeiro e em tempo integral. O aluno, inclusive, irá morar na faculdade e nós teremos oferta de apartamentos para eles. É uma forma de estimular esses grandes talentos que temos na matemática”, declarou após a cerimônia de sanção do programa Escola em Tempo Integral, nessa segunda-feira (31), no Palácio do Planalto, em Brasília.

A proposta de governo foi divulgada pela primeira vez no discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a cerimônia dessa segunda-feira. “Essa meninada que ganhou medalha de ouro… Alguns podem ter como ir estudar fora do Brasil, e aqueles que não têm vão fazer o quê?”, perguntou. “Estamos pensando com o Camilo [ministro da Educação] a criação de uma escola especial de matemática para os nossos gênios”, anunciou.

Continua após a publicidade

O dia oficial para a criação da escola, o local e o valor para investimento do programa ainda não foram esclarecidos pelo MEC.

Leia também: Alckmin devolve estátua de camelo que ganhou do governo da Arábia Saudita

Veja Também