Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Wilder já conversa com aliados sobre disputa ao governo em 2026

Senador é representante do bolsonarismo em Goiás

Postado em: 02-08-2023 às 08h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Wilder já conversa com aliados sobre disputa ao governo em 2026
Wilder surpreendeu ao ser eleito senador | Foto: Reprodução

Senador por Goiás, o presidente do PL estadual Wilder Morais já conversa com aliados sobre disputar o Palácio das Esmeraldas em 2026. Oficialmente, o assunto “não existe”, mas ele já entusiasma o político e correligionários, conforme uma fonte do partido.

Wilder surpreendeu ao ser eleito senador. A maioria esmagadora das pesquisas durante o pleito de 2022 o dava como terceiro colocado, atrás do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e do ex-deputado federal Delegado Waldir (União Brasil). 

O resultado mostrou a força do bolsonarismo em Goiás, uma vez que Wilder era o nome do ex-presidente no Estado. O senador “abocanhou” 25,25% dos votos válidos, 799.022 eleitores, contra 19,80% (626.662) de Marconi e 17,04% (539.219) de Delegado Waldir. 

Continua após a publicidade

A crença é que o bolsonarismo, independente de Bolsonaro ocupar um cargo, segue e seguirá forte em Goiás. O ex-presidente, em segundo turno, teve 58,71% dos votos válidos no Estado. O número representa mais de 2,1 milhões de eleitores na unidade federativa. 

Aos aliados, Wilder teria deixado claro que acredita nesse engajamento da direita conservadora. Além disso, é preciso dizer que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) encerra o segundo mandato em 2026. Desta forma, o “adversário mais forte” estaria de fora. 

Além disso, a expectativa é que o governador se dedique a uma disputa pela presidência da República. Com isso, ele poderia ter uma postura mais “neutra” em relação ao sucessor, o vice-governador Daniel Vilela (MDB). 

De acordo com o aliado, este também é um fator importante. Esta fonte acredita que Caiado não faria campanha contra Wilder. O senador tem boa relação com o governador, tendo, inclusive, ocupado uma secretaria de Estado na última gestão. 

2024

O passo imediato, entretanto, é 2024. As eleições municipais. O PL terá candidaturas no máximo de cidades que puder. O ex-presidente Bolsonaro, em passagem por Goiânia, em julho, disse que quer fazer mil prefeitos pelo País. 

Em entrevista ao Jornal O Hoje, o ex-deputado federal Major Vitor Hugo confirmou o interesse da legenda. “O PL terá candidato na maioria das cidades goianas. Em Goiânia, Aparecida, Anápolis, Rio Verde, Jataí, Luziânia e em outros grandes municípios trabalharemos muito fortemente para consolidar a direita”, destaca. Ainda de acordo com o ex-congressista, Wilder e Bolsonaro já conversam sobre as eleições municipais. 

Cotado

Ele próprio é cotado para Goiânia e para Anápolis. No município do interior, a situação parece estar mais adiantada. Em 21 de julho, ele, Bolsonaro e outros nomes receberam a Comenda Gomes de Souza Ramos, no Centro de Convenções da cidade. Na ocasião, era esperado que o prefeito da cidade, Roberto Naves (PP), fechasse o apoio ao ex-deputado federal para sucessão, em 2024.

Também ao Jornal O Hoje, o Major disse que não há nada definido nesse sentido, no momento. “Ainda em conversa com o PL no âmbito estadual. Wilder e Bolsonaro têm conversado e a reaproximação do ex-presidente com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) é algo que tem que ser levado em consideração para todas as cidades”, justifica.

O ex-congressista, contudo, deixa claro que não nega apoio, mas que se for candidato, será da população que representa. Ainda de acordo com ele, as definições precisam esperar “um pouco mais de tempo”. Ele, todavia, se diz lisonjeado por figurar bem posicionado em pesquisas de Anápolis e também de Goiânia – na capital, inclusive, aparece melhor que outros nomes da legenda, em cenários diferentes.

Veja Também