PL prevê cassação do mandato de Carla Zambelli, alvo de operação da PF

A avaliação é que a operação de hoje complique ainda mais a situação da parlamentar

Postado em: 02-08-2023 às 11h05
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: PL prevê cassação do mandato de Carla Zambelli, alvo de operação da PF
A avaliação é que a operação de hoje complique ainda mais a situação da parlamentar | Foto: Divulgação/ Câmara dos Deputados

O Partido Liberal (PL), partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, já trabalha com um cenário de cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). A parlamentar é alvo de uma operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (2), que cumpriu mandados de busca e apreensão.

Carla já possui um inquérito aberto na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, solicitado pelo PSB. O partido acusa a deputada de quebra de decoro parlamentar, por ter xingado e constrangido o deputado Duarte Jr. (PSB-MA) durante audiência com o ministro da Justiça, Flávio Dino.

A avaliação é que a operação de hoje complique ainda mais a situação de Carla Zambelli. Segundo a cúpula do partido, a parlamentar perdeu apoio entre seus colegas desde o ano passado, quando, na reta final da eleição presidencial, perseguiu um jornalista com arma em punho. A atitude pode ter prejudicado o partido com perda de votos após o episódio.

Continua após a publicidade

Os documentos da operação desta quarta podem engrossar o inquérito contra Zambelli na Câmara dos Deputados. A operação da PF prendeu ainda o hacker da “Vaza Jato”, Walter Delgatti, que já vinha negociando uma delação premiada.

Além da operação da PF, Zambelli também deverá enfrentar nesta quarta-feira o resultado de um inquérito da Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, por ter xingado o deputado Duarte Jr. (PSB-MA) durante audiência com o ministro da Justiça, Flávio Dino, em abril.

Leia também: Após operação no litoral, Tarcísio é pressionado por aliados e criticado pelo governo federal

Veja Também