Base critica uso de fake News da oposição

Parlamentares aliados ao Palácio das Esmeraldas criticaram ações da oposição em uso de notícias falsas em redes sociais

Postado em: 23-07-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Base critica uso de fake News da oposição
Parlamentares aliados ao Palácio das Esmeraldas criticaram ações da oposição em uso de notícias falsas em redes sociais

Rafael Oliveira*

A base aliada avaliou como desespero total, a estratégia da oposição, que terminou a semana espalhando nas redes sociais notícias falsas sobre a pré-campanha da base aliada do governador José Eliton (PSDB). A ofensiva equivocada não deu resultado nenhum, ou seja, não gerou fato político consistente, e apenas demonstrou que o crescimento de Eliton nas pesquisas, dizem aliados, está incomodando muito os adversários.   

Continua após a publicidade

O deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB) criticou a oposição nas suas  redes sociais. Ele acusou o deputado José Nelto (Podemos), aliado do senador Ronaldo Caiado (DEM) de espalhar vídeo com mentira que tinha a intenção de minar a candidatura de Eliton. “Na verdade, o José Eliton está crescendo nas pesquisas e o Caiado caiu. Isto está incomodando”, disse Sebba, em entrevista. “Eles estão usando estas fake news para tentar desconstruir a pré-candidatura do governador, para evitar o crescimento dele”, ainda disse, condenando a prática.

O deputado tucano assinala que o crescimento de Eliton é real, pautado em um maior conhecimento da população do seu trabalho e nos resultados positivos da gestão. Diferentemente da oposição, a postura de José Eliton se mantém em nível elevado.  “Ele não fala mal de ninguém, está preocupado em mostrar trabalho”, disse. Sobre as práticas adotadas pela oposição, o deputado resume: “Inventar mentira é prática velha, de político ‘velho’”, lamenta.

Força

“A candidatura do dr. José Eliton na base está se fortalecendo cada vez mais. E o desespero das oposições é por conta disso”, assegura o deputado estadual Lissauer Vieira (PSB). “Eles têm visto um crescimento sólido e efetivo. Se fosse uma pré-candidatura sem projeção nenhuma e sem perspectiva, eles nem iam falar sobre isso. Ninguém joga pedra em árvore que não dá fruto. Eles estão preocupados com a união da base, do poder de aglutinação de Marconi e Eliton”, avalia.

Lissauer assinala que as definições dos últimos dias na chapa de Eliton, já pré- anunciadas, são outra fonte de preocupação da oposição. “Fico triste de ver que tem pessoas que, ao invés de fazer o seu trabalho e apresentar propostas, fazem vídeos, plantam estas notícias mentirosas, para confundir a cabeça da população.  Vão ficar fazendo fofoca, acho que porque não tem serviço prestado, história no estado. E a nossa base tem”, disse.

Lissauer: “base está muito coesa”

A estratégia adotada pela oposição na última semana não abalou a base, que está cada vez mais coesa e até já marcou convenção conjunta , para o próximo dia 5 de agosto.

“Não existe isso de debandada. O momento é de dialogar, para buscar espaços. Agora, não é por isso que os partidos não vão permanecer na base, muito pelo contrário”, assegura Lissauer Vieira, deputado do PSB.  Para o deputado, a oposição fez duas apostas equivocadas na pré-campanha.

A primeira era de que o programa “Goiás na Frente”, de parceria com as prefeituras não ia dar certo, por falta de recursos ou planejamento.  “E as obras estão aí, o programa rendeu frutos e morderam a língua, mais uma vez. Os prefeitos e as lideranças estão felizes, por estarem conseguindo atender a população dos municípios”, assinalou o deputado.

O segundo erro dos oposicionistas, segundo Lissauer, foi justamente apostar que a base não permaneceria unida. “Isso também caiu por terra, porque estamos a dez dias das convenções, especula-se muito, mas de concreto mesmo é que os partidos da base permanecem ao lado do projeto do governador José Eliton”, disse. “Como estes dois discursos deles caíram, ficam agora plantando fake news, falando em retirada de candidatura”.  

Veja Também