Veter diz que Professor Alcides “tinha compromisso” com reeleição de Vilmar 

“É estranho ele ter o apoio do prefeito incondicionalmente para reeleição de deputado federal e hoje tentar construir uma candidatura”, avaliou o parlamentar

Postado em: 03-08-2023 às 08h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Veter diz que Professor Alcides “tinha compromisso” com reeleição de Vilmar 
Professor Alcides teve mais de 90 mil votos no pleito | Foto: Sérgio Rocha/Agência Assembleia de Notícias

Felipe Cardoso e Francisco Costa

O deputado estadual Veter Martins (Patriota) é amigo de longa data do prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (Patriota). Por isso, para ele causa estranheza que o deputado federal Professor Alcides (PL), a quem também chama de amigo, articule para disputar a prefeitura do município em 2024. 

“É legítimo, claro, qualquer eleitor pode ser candidato. Mas é estranho ele ter o apoio do prefeito Vilmar Mariano incondicionalmente para reeleição de deputado federal, representando a nossa cidade [Aparecida], e hoje tentar construir uma candidatura, quando tinha um compromisso com o prefeito Vilmar. De reeleição”, lembra Veter Martins.

Continua após a publicidade

O deputado estadual voltou a dizer que o federal possui legitimidade, mas também que, em 2022, Vilmar e os secretários do município trabalharam para a candidatura dele. Professor Alcides teve mais de 90 mil votos no pleito. Só em Aparecida foram 33,5 mil confirmações nas urnas, ficando atrás apenas de Silvye Alves (União Brasil), que chegou a 43,8 mil eleitores.

“Somos bons amigos, acho um grande parlamentar, que tem ajudado a cidade. Eu acho que ele deve continuar fazendo isso, continuar ajudando a cidade. Entendo que o momento não era justo para construir candidatura. Deveria estar ladeado com o prefeito para construir a reeleição do Vilmar”, enfatiza. 

Cargos

Professor Alcides tinha, inclusive, cargos na prefeitura de Aparecida. Tinha. O clima de rompimento ganhou ainda mais corpo com a decisão de Vilmarzin, como também é chamado o prefeito, em exonerar os indicados do congressista para o alto escalão da prefeitura. 

Caíram os secretários de Educação, Divino Gustavo, e Relações Institucionais, Cláudio Heverson. A movimentação é lida não apenas como um claro sinal de rompimento entre as lideranças, mas como um contragolpe ante a estruturação de uma frente de oposição pensada para o ano que vem.

Em entrevista ao portal Notícias Goiás, Vilmarzin disparou: “Eu acho que o Professor Alcides tomou a decisão de ser candidato; ele segue o caminho dele, eu vou seguir aqui na gestão de Aparecida. E vamos para frente”, disse o prefeito. 

Professor Alcides tem se destacado em pesquisas de intenção de votos. Além disso, o deputado já disse que o atual Chefe do Executivo municipal tem a gestão mal avaliada e que esperaria até o começo do ano que vem para decidir se concorre ou não ao paço. 

O deputado chegou a disputar o pleito municipal em 2016. À época, foi derrotado por Gustavo Mendanha (59,99%) e terminou em terceiro lugar (18,91%), atrás do ex-deputado estadual Marlúcio Pereira (21,11%).

Mendanha

Em entrevista ao jornal O HOJE, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota) — politicamente ainda visto como a maior autoridade do município —, reconheceu que Alcides (PL) tem história no município e considerou legítimo que ele queira concorrer em 2024. Apesar da declaração, Mendanha reforça que apoiará o projeto do atual gestor rumo à reeleição. 

“Vilmarzin foi meu vice. Tenho uma relação com ele, é meu parceiro. Não é nesse momento [o apoio], é definitivo”, garante o ex-prefeito do município.  Mendanha reforça: “Falei com o professor há três meses, está liderando pesquisa. Então, ele tem direito. É uma pessoa com trajetória, tem história. Mas se eu puder, trabalharei para não dividir. Meu apoio é com Vilmar.”

MDB

Ainda sobre a conversa com Veter Martins, o deputado estadual aproveitou para comentar o retorno de Vilmar Mariano ao MDB. Ele diz que as expectativas são as melhores, mas que é algo natural, tanto para o amigo quanto para o ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota). 

“São de onde vieram e onde construíram história. O presidente estadual, vice-governador Daniel Vilela, trabalhou para que eles pudessem retornar e fortalecer a sigla. Acho isso muito bom”, diz e completa: “tenho certeza que Vilmar será candidato com o apoio do vice, do governador e do Gustavo. A grande maioria dos partidos também estará com ele, será uma grande chapa.”

Veja Também