Rogério Cruz intensifica corpo a corpo nas ruas para mostrar que é o prefeito

Embora possível dificuldade nas urnas ano que vem, Rogério Cruz não esmorece e continua ida às ruas da cidade

Postado em: 03-08-2023 às 07h30
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Rogério Cruz intensifica corpo a corpo nas ruas para mostrar que é o prefeito
Desde o início do mandato Rogério Cruz percorre obras e aproveitar para se apresentar à população goianiense | Foto: Reprodução

Desde o início da gestão, era comum ver o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), em agendas pelos bairros da cidade fiscalizando obras, entregando obras de praças, asfálticas e terminais. O corpo a corpo, contudo, deve se tornar mais frequente este ano, quando vai estar liberado essa atividade, cada vez mais incomum, de o político ir às ruas. É que, de olho no projeto de reeleição, que Cruz deve disputar ano que vem, o mandatário precisa enfrentar alguns desafios para se tornar mais conhecido  pelo eleitorado. 

A preocupação do núcleo duro do prefeito deve aumentar com a ascensão de nomes cada vez mais afoitos para disputar o Paço e destronar Cruz, que chegou à cadeira de prefeito em um acaso impensável quando o MDB, sob o sonho de Maguito Vilela de governar Goiânia, escolheu o então vereador e pastor da Igreja Universal do Reino de Deus para a vice. 

Durante a campanha eleitoral de 2020, no entanto, Maguito, que havia sido governador, senador e prefeito duas vezes de Aparecida, contraiu a Covid-19. Internado em São Paulo, não resistiu e morreu depois de a chapa tomar posse. Cruz se tornou prefeito. Sem muito QI na política goianiense – não era cobra criada – foi seduzido pelas facilidades do entreguismo. O Republicanos de Brasília se encarregou da tarefa de dar identidade à gestão, o que desagradou o MDB de Daniel Vilela – presidente da sigla -, que, filho de Maguito, foi “ferido” por reconhecer que o projeto do pai ia por água abaixo.

Continua após a publicidade

Vieram atritos políticos, fritura da Câmara, escândalos. Mesmo assim, Cruz continua indo a agendas externas. Ia de um Cmei a outro para mostrar a cara e dar o tom, o que também fez em entrevistas às emissoras de televisão, da sua gestão. 

Fontes do Paço comentam que a previsão é que o prefeito deve focar ainda mais na correria das ruas. Enquanto alguns aliados roem as ruas, torcem os dedos, por causa de eventual candidatura do ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (Patriota, mas brevemente se filiará ao MDB), outros são otimistas. Acreditam que Cruz vai conseguir firmar o pé na rocha e garantir a reeleição. Garantir. Uns são mais céticos, mas acreditam que, na divulgação das boas obras do prefeito, o eleitor vai dar um voto, mais diretamente, a Cruz para mais quatro anos de governo. 

Sem Maguito Vilela, com adversários cada vez mais implacáveis, como aquele que quase levou a eleição no segundo turno em 2020, o senador Vanderlan Cardoso (PSD), e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (União Brasil).

A palavra de ordem para o futuro de Cruz na importantíssima cadeira do passo é uma só: andar, andar e andar. Mostrar-se. E, claro, divulgar as obras que, de fato, estão sendo feitas e entregues na cidade. 

Ao mesmo tempo em que o prefeito percorre, lembrando, de olho em 2024, as ruas da cidade, sua equipe de comunicação constroem as ruas de bytes. Explico. Foi criado um site todo engomadinho, chamado para o Programa Goiânia Adiante incluindo todas as obras inauguradas pela prefeitura. E com fotos do prefeito sorrindo, abraçando e cumprimentando o povo. O site traz um panorama da atividade administrativa do prefeito na capital com mapas interativos ponto a ponto das obras, incluindo aquelas pelas quais ele ainda não percorreu. 

Em fotografias feitas pela equipe do prefeito é comum que ele esteja no asfalto, já finalizado, ou no terrão, acompanhado de vereadores – em muitas vezes com o líder de Cruz na Câmara dos Vereadores, Anselmo Pereira (MDB). E até segurando enxadas e vassouras. 

Veja Também