Governo sanciona lei de conscientização no combate à Sepse

A sepse, também conhecida como uma infecção generalizada é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção

Postado em: 24-07-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo sanciona lei de conscientização no combate à Sepse
A sepse, também conhecida como uma infecção generalizada é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção

A Governadoria sancionou a Lei nº 20.230, de 19 de julho de 2018, que institui a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate à Sepse. A campanha será realizada anualmente, na semana do dia 13 de setembro, e tem como objetivo orientar a população sobre as causas, os riscos, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento da doença, popularmente conhecida como infecção generalizada. 

A matéria havia sido proposta pelo deputado Lívio Luciano (Podemos). Na justificativa do projeto de lei, o parlamentar explicou que a sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção.

Continua após a publicidade

O deputado lembra que a sepse é um problema de saúde pública, atualmente responsável por 25% da ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), além de ser a principal causa de morte nas UTls, matando mais do que o infarto do miocárdio e do que alguns tipos de câncer.

“Uma pesquisa, encomendada pelo ILAS (Instituto Latino-Americano de Sepse) ao Datafolha mostrou que apenas 7% dos brasileiros tinham ouvido falar de sepse e segundo dados do Instituto, o Brasil tem uma das mais altas taxas de mortalidade do mundo pela sepse, estimando que 400 mil novos casos são diagnosticados por ano e 240 mil pessoas morrem anualmente, sendo assim, a principal geradora de custos nos setores público e privado, devido a necessidade de utilizar equipamentos sofisticados, medicamentos caros e exigir muito trabalho da equipe médica”, informou Livio Luciano.

Sepse

A sepse, também conhecida como uma infecção generalizada é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. Antigamente era conhecida como septicemia ou infecção no sangue. 

Na verdade, não é a infecção que está em todos os locais do organismo. Por vezes, a infecção pode estar localizada em apenas um órgão, como por exemplo, o pulmão, mas provoca em todo o organismo uma resposta com inflamação numa tentativa de combater o agente da infecção. Essa inflamação pode vir a comprometer o funcionamento de vários dos órgãos do paciente.

Por isso, o paciente pode não suportar e vir a falecer. Esse quadro é conhecido como disfunção ou falência de múltiplos órgãos. Atualmente é a principal causa de morte nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). 

Veja Também