Zema defende frente “Sul-Sudeste” contra o Nordeste

Segundo ele, estados do Sul e Sudeste arrecadam muito mais para a União e recebem muito menos de volta

Postado em: 06-08-2023 às 12h30
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Zema defende frente “Sul-Sudeste” contra o Nordeste
Segundo ele, estados do Sul e Sudeste arrecadam muito mais para a União e recebem muito menos de volta. | Foto: Reprodução

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), defendeu a união de estados do Sul e do Sudeste para barrar projetos que possam favorecer outras regiões do Brasil. A declaração ocorreu em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo. Na ocasião, Zema defendeu a atuação do Consórcio Sul-Sudeste (Cossud), atualmente presidido pelo governador Ratinho Júnior (PSD-PR), para buscar “protagonismo político”.

O governador de Minas Gerais criticou, principalmente, as regiões Norte e Nordeste. Segundo ele, estados do Sul e Sudeste arrecadam muito mais para a União e recebem muito menos de volta. “Se não você vai cair naquela história, do produtor rural que começa só a dar um tratamento bom para as vaquinhas que produzem pouco e deixa de lado as que estão produzindo muito. Daqui a pouco as que produzem muito vão começar a reclamar o mesmo tratamento”, disse.

“Temos 256 deputados – metade da Câmara – 70% da economia e 56% da população do país. Não é pouco, né? Já decidimos que, além do protagonismo econômico que temos, nós queremos – que é o que nunca tivemos – o protagonismo político”, continuou.

Continua após a publicidade

Para o governador, esse protagonismo político já ficou explícito nas discussões da Cossud em relação à reforma tributária.

Veja Também