Eleições suplementares: Marcelo Paula é eleito novo prefeito de Cachoeira Alta, em Goiás

A eleição suplementar foi promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), na qual disputaram três postulantes a prefeito

Postado em: 07-08-2023 às 07h56
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Eleições suplementares: Marcelo Paula é eleito novo prefeito de Cachoeira Alta, em Goiás
A eleição suplementar foi promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), na qual disputaram três postulantes a prefeito | Foto: Reprodução

As eleitoras e eleitores de Cachoeira Alta, no Sudoeste goiano, elegeram no último domingo (6/8) os novos prefeito e vice-prefeito do município. A eleição suplementar foi promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), na qual disputaram três postulantes a prefeito.

O candidato Marcelo Paula do MDB venceu a disputa com 56,08% dos votos. Michele Alves foi eleita vice-prefeita. Os candidatos Tiaguinho Ramalho e Clovis de Oliveira tiveram respectivamente 43,63% e 0,28% dos votos. Os eleitos exercerão os mandatos até 31 de dezembro de 2024.

Entre os 8.225 eleitores aptos a votar, compareceram 5.538, totalizando uma abstenção de 32,12%. Os votos nulos somaram 2,42% e os brancos 1,41%.

Continua após a publicidade

Leia também: Município de Cachoeira Alta se prepara para receber eleitores

Eleições suplementares

A determinação da realização de nova eleição majoritária em Cachoeira Alta se deu após a cassação dos diplomas de Rodrigo Miranda Mendonça e Eduardo Correia Almeida, eleitos em 2020, respectivamente, como prefeito e vice-prefeito do município.

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 1.006/2022, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Veja Também