Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Mutirões somam 700 mil atendimentos em toda a Capital

Desde que foram retomados, mais de 200 escolas e 60 unidades de saúde foram reformadas pela Prefeitura, em diversas regiões da Capital goiana

Postado em: 25-07-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mutirões somam 700 mil atendimentos em toda a Capital
Desde que foram retomados, mais de 200 escolas e 60 unidades de saúde foram reformadas pela Prefeitura, em diversas regiões da Capital goiana

Prefeito Iris Rezende confirmou próxima edição da frente de serviço para agosto deste ano

Lucas de Godoi * 

Reconhecido como administrador sensível às questões sociais, o prefeito Iris Rezende já realizou 15 mutirões e mais de dez frentes de serviços desde que reassumiu a Prefeitura de Goiânia. Nas edições realizadas no ano passado, por exemplo, cerca de 700 mil atendimentos foram realizados em todas as regiões da Capital. Os serviços mais procurados são os de saúde, assistência social e emissão de documentos pessoais.

Continua após a publicidade

O prefeito Iris Rezende aproveita os eventos para vistoriar as obras em andamento na região.  “Aproveito as visitas para conferir o trabalho realizado pela prefeitura. O objetivo dos mutirões é aproximar o poder público da população e fazer com que centenas e centenas de pessoas voltem para casa com suas demandas solucionadas”, explica o chefe do Executivo. 

A execução de obras de infraestrutura e serviços de urbanização também são destaques nos mutirões realizados pela atual administração. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mais de 60 unidades já foram reformadas, como os Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Chácara do Governador, Amendoeiras e Finsocial; os Centros Integrados de Atenção Médico Sanitária (Ciams) Urias Magalhães e Novo Horizonte; e os Centros de Saúde da Família (CSF) Dom Fernando, Jardim Primavera e Jardim das Aroeiras.

Na área da Educação, somente em 2017, foram reformadas 186 unidades educacionais (103 escolas e 83 Centros Municipais de Educação Infantil), por meio do projeto Escola Viva, uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Esporte (SME) e a de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra). Para realizar as obras, que incluem pintura geral, manutenção elétrica e hidráulica, construção de equipamentos de acessibilidade e canalização pluvial, foram destinados mais de R$ 2,3 milhões para o Escola Viva. Neste ano, 26 unidades já foram reformadas, como a Escola Municipal no Parque Amazônia e a Escola Municipal Moisés Santana, que recebeu atenção especial no Mutirão que ocorreu na semana passada na região Noroeste. 

Em cada edição, mais de 120 serviços são disponibilizados, como emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho e cartão de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência; vacinas, exames de eletrocardiograma e teste de glicemia; atendimentos com oftalmologistas, cardiologistas, nutricionistas e odontólogos; inscrição para programas sociais e habitacionais; orientações jurídicas; dentre outros. 

Essa forma de atuar, segundo Iris Rezende, permite que os moradores sejam atendidos próximos às suas residências e na medida exata das suas necessidades. “Além de fazer parte da minha vida pública, os mutirões envolvem toda a comunidade em prol de um único objetivo: trazer qualidade de vida para todas as regiões da Capital”, acrescenta sobre uma das suas marcas de gestão, criado em 1966.

Próxima Edição

Na próxima edição do Mutirão, que deve ocorrer nos dias 11 e 12 de agosto, a Prefeitura de Goiânia vai inaugurar a Escola Municipal de Tempo Integral Residencial Itamaracá. A unidade, que tem capacidade para atender 200 alunos, conta com 12 salas, anfiteatro, laboratório de informática, biblioteca, quadra coberta com vestiário, área de convivência integrada ao refeitório e bloco administrativo. 

“Vamos entregar um espaço adequado e moderno para que os professores possam desenvolver suas atividades escolares, contribuindo, desta forma, com a aprendizagem dos alunos”, destaca Iris Rezende. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 3 milhões na obra. 

Além da entrega da escola, que faz parte das obras do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) ― maior projeto de reestruturação urbana e ambiental executado na história do município e que prevê a construção de um parque linear com aproximadamente 24 Km de extensão ― , serviços de infraestrutura e revitalização semafórica e de espaços públicos estão previstos para a próxima frente de serviços, que deve ocorrer na região Norte e Noroeste da capital. (* Especial para O Hoje) 

Veja Também