Câmara realiza homenagem aos desenvolvedores da urna eletrônica

Ex-ministros, ex-servidores e funcionários estarão entre os homenageados

Postado em: 09-08-2023 às 10h48
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Câmara realiza homenagem aos desenvolvedores da urna eletrônica
Ex-ministros, ex-servidores e funcionários estarão entre os homenageados | Foto: José Cruz/ Agência Brasil

Nesta quarta-feira (9), a Câmara dos Deputados realizará uma sessão solene em reconhecimento aos desenvolvedores e apoiadores da tecnologia da urna eletrônica. Dentre os homenageados, destacam-se ex-ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e funcionários que dedicaram suas carreiras à Corte

O requerimento para a realização da sessão foi apresentado pelo deputado Alencar Santana (PT-SP). O parlamentar enfatizou a importância desse momento diante dos alvos direcionados ao sistema eleitoral brasileiro nos últimos anos, incluindo críticas por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que defendeu a implementação do voto impresso.

No mês de agosto de 2021, a Câmara dos Deputados rejeitou e arquivou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propunha a adoção do voto impresso em eleição, plebiscitos e referendos, representando uma derrota para o então presidente da República.

Continua após a publicidade

Durante seu mandato no Palácio do Planalto, Bolsonaro frequentemente questionou a integridade das urnas eletrônicas e do sistema eleitoral brasileiro, sem apresentar provas concretas de possíveis fraudes. Em uma ocasião específica, no ano passado, ele realizou uma reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada, levantando dúvidas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas. Caso de o tornou inelegível até o ano de 2030, com uma votação de 5 a 2. A ideia da sessão solene no entanto, segundo os organizadores, é combater esse tipo de atitude.

Entre os homenageados estão os ex-ministros do TSE: Carlos Velloso, Ilmar Galvão, Torquato Jardim, Nelson Jobim, e demais parlamentares como os ex- secretários do TSE, Paulo César Bhering Camarão e Luiz Antônio Reader, além dos criadores da urna eletrônica.

Veja Também