Projeto de Saúde será ampliado na Cidade de Goiás

Governador iniciou tratativas com prefeita da Cidade de Goiás para que hospital estadual faça parte do projeto

Postado em: 27-07-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto de Saúde será ampliado na Cidade de Goiás
Governador iniciou tratativas com prefeita da Cidade de Goiás para que hospital estadual faça parte do projeto

O governador José Eliton renovou o convênio até dezembro com o Hospital São Pedro D’Alcântara no valor de R$ 500 mil

Lucas de Godoi* 

O governador José Eliton visitou nesta quinta-feira (26) o Hospital Municipal Caridade São Pedro D’Alcântara e o canteiro de obras da Clínica de Hemodiálise, em fase final de construção, na Cidade de Goiás. A clínica será referência no tratamento de pacientes renais crônicos de 17 municípios da região. Durante as visitas, o governador iniciou as tratativas com a prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos, e com a direção do hospital São Pedro para que a unidade passe a integrar o programa Terceiro Turno da Saúde. 

Continua após a publicidade

“Dessa forma, o governo estadual poderá aportar mais recursos para o hospital que, por sua vez, terá possibilidade de ampliar as especialidades oferecidas”, afirmou José Eliton. Atualmente nove hospitais estaduais localizados na capital e no interior participam da iniciativa, funcionando com turnos extras de segunda-feira a sexta-feira, das 18 horas às 23 horas, e aos sábados, com horário estabelecido pela direção de cada unidade de saúde. O Terceiro Turno da Saúde pretende realizar mais de 98 mil procedimentos até o fim do ano. 

O Governo de Goiás renovou, na semana passada, convênio no valor de R$ 500 mil/mês até dezembro para o Hospital São Pedro D’Alcântara. O convênio foi firmado ainda em 2016 e atende o hospital nas áreas de urgência e emergência. A unidade possui 30 leitos de enfermaria e outros 10 de UTI, oferecendo 870 cirurgias por mês. 

A Clínica de Hemodiálise é um projeto da Associação de Saúde São Pedro D’Alcântara (Aspag), instituição sem fins lucrativos, que conta com a participação coletiva na arrecadação dos recursos para a execução do projeto e a manutenção do Hospital São Pedro.

A obra teve início em novembro de 2016, após acidente com uma van que matou três pessoas que iam para Goiânia para fazer hemodiálise. A previsão é de que seja concluída até o fim deste ano. A Associação estima que existam 90 pacientes na região com insuficiência renal crônica, viajando três vezes por semana para a capital para se submeter à hemodiálise. O governador afirmou que o Governo Estadual colaborará com recursos para finalizar as obras da unidade, e depois ajudará no custeio da manutenção.

Depois das visitas às unidades de saúde, José Eliton visitou dona Sílvia Curado, uma das mais antigas doceiras da cidade, famosa por produzir os alfenins, doce de origem árabe. Ela ofertou uma bandeja de doces ao governador e afirmou: “Quando a gente oferece alfenins para uma pessoa, a gente deseja a ela paz, saúde e outros muitos sentimentos bons. E é isso que eu desejo para o senhor”, disse. (*Especial para O Hoje) 

Veja Também