Prefeitura anuncia 400 vagas na educação pelo Escola Viva

Iris Rezende manifestou preocupação para que todas as crianças da Capital tenham onde estudar

Postado em: 30-07-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura anuncia 400 vagas na educação pelo Escola Viva
Iris Rezende manifestou preocupação para que todas as crianças da Capital tenham onde estudar

Ex-presidente americado Dwight Eisenhower assinou lei que deu origem à agencia espacial

Lucas de Godoi * 

A Prefeitura de Goiânia anunciou a oferta de novas 400 vagas no sistema de educação municipal, no Residencial Nelson Mandela, um bairro novo na região noroeste da capital. Para atender a demanda da região, o prefeito Iris Rezende viabilizou a instalação de sete salas modulares, em duas escolas municipais: Professora Antônia Maranhão do Amaral e Arão Fernandes de Oliveira.

Continua após a publicidade

A ação faz parte do Programa Escola Viva, criado pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) em agosto de 2017. O projeto atendeu no último ano, mais de 180 unidades educacionais, entre Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), escolas e Centros de Educação Infantil (CEI), totalizando mais de 2,3 milhões de reais investidos.

Em maio deste ano, a Prefeitura inaugurou dois Cmei na capital: o Lar Fabiano de Cristo, localizado no Setor Santos Dumont, e a reabertura da unidade no Jardim Europa II, fechada na gestão anterior.

O prefeito Iris Rezende defende o aumento gradativo de vagas ofertadas à comunidade e a importância de edificar a educação municipal de forma a atender cada vez mais em tempo integral.

“É a consolidação de uma estrutura na área da educação infantil e fundamental. Com essas duas inaugurações, aumentamos 200 vagas nos ensinos infantil e fundamental. Nossa preocupação é fazer com que todas as crianças de Goiânia tenham uma vaga nas escolas”, disse. 

Novos concursados

A ampliação da estrutura e atendimento da educação municipal requer, também, a ampliação de profissionais em exercício. Por este motivo, desde o início da gestão, Iris empenha esforços para convocar o máximo de funcionários possíveis do último concurso público (edital 001/2016). O número total de convocados já superou a quantidade prevista no início do pleito, com 4.942 até o primeiro semestre de 2018. Dentre os cargos, estão auxiliares de atividades educativas, assistentes administrativos educacionais, pedagogos e professores de área.

Tempo integral

O prefeito Iris Rezende está prestes a entregar mais uma instituição de ensino em Goiânia. A Escola Municipal de Tempo Integral Residencial Itamaracá está em obras, com previsão de entrega para o segundo semestre deste ano. A unidade contará com 12 salas de aula, para atender aproximadamente 200 crianças da região da educação infantil e fundamental.

Estruturalmente, a escola terá anfiteatro, laboratório de informática, quadra de esportes coberta, com vestiários, área de convivência integrada ao refeitório e também o bloco administrativo. As matrículas para a instituição estarão abertas no sistema online da Prefeitura de Goiânia no mês de agosto. A unidade atenderá os alunos em período integral. (*Especial para O Hoje) 

Veja Também