Marina Silva recebe Comenda Jornalista Washington Novaes, na Alego

O propositor da entrega da comenda à ministra foi o deputado Antônio Gomide (PT)

Postado em: 17-08-2023 às 17h20
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Marina Silva recebe Comenda Jornalista Washington Novaes, na Alego
O propositor da entrega da comenda à ministra foi o deputado Antônio Gomide (PT). | Foto: Felipe Cardoso/ O Hoje

O presidente Bruno Peixoto (UB) entregou a Comenda Jornalista Washington Novaes. A homenageada com a medalha, recebida no Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), é a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva.

O propositor da entrega da comenda à ministra, o deputado Antônio Gomide (PT) fez uso da tribuna durante a sessão solene para entrega da condecoração, para agradecer a presença da líder no Parlamento goiano e destacar a importância do bioma Cerrado.

“É uma honra para essa Casa de Leis receber nossa digníssima ministra do Meio Ambiente. Ministra essa que é uma referência do trabalho e do legado que Washington Novaes deixou para todos nós no Brasil. A Assembleia Legislativa faz jus ao trabalho desempenhado por Vossa Excelência em favor da preservação de nossos biomas”, frisou.

Continua após a publicidade

Gomide evidenciou, também, a importância da homenagem. “Essa Casa escolheu com sabedoria o nome do jornalista Washington Novaes para honrar os defensores do meio ambiente com a comenda que leva o seu nome. Washington inspirou a todos nós, recebeu reconhecimento internacional e o seu legado tem continuidade no trabalho de agentes públicos, como a ministra Marina”.

Em seguida, o deputado parabenizou Marina Silva pela convocação de 270 aprovados no cadastro de reserva do concurso do Ibama e salientou que a solenidade na Casa de Leis é um momento de reconhecimento, mas também uma oportunidade para “trazer luz” à questão ambiental em Goiás.

“O Cerrado, como bem a senhora sabe, é o segundo maior bioma do Brasil e em Goiás, 70% do nosso território é coberto por esse bioma”, destacou, com a ressalva de esse ser, entretanto, também um dos biomas mais agredidos por queimadas e, principalmente, o desmatamento.

Em entrevista coletiva, a ministra reconheceu a importância da homenagem. “Tem essa Comenda, que é o nome do Washington Novaes, um dos maiores jornalistas da causa socioambiental do Brasil, e que deixou um legado e muitas pessoas que se inspiraram no trabalho dele para poder ser o que são hoje dentro da imprensa brasileira, na gestão pública e no setor empresarial. Eu mesma me inspirei nele, que dentro tem muito daquilo que ele devia, e principalmente daquilo que ele fazia”, disse.

Marina Silva também falou da importância de Goiás para o meio ambiente. “Toda essa região é importante por duas razões. Ela tem um peso muito forte no equilíbrio hídrico do nosso país e, obviamente, que é uma região que tem um peso econômico muito grande. O grande desafio é integrar a economia numa mesma equação. Integrar a economia e a ecologia na equação de combater a desigualdade e criar um novo ciclo de prosperidade. Que não deixe ninguém para trás”, completou.

Veja Também