Desafios da preservação marcam passagem de Marina por Goiânia

Preocupação com desmatamento no Cerrado foi exposta à ministra

Postado em: 18-08-2023 às 08h30
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Desafios da preservação marcam passagem de Marina por Goiânia
Marina escutou atentamente todos os depoimentos | Foto: Felipe Cardoso/O Hoje

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, esteve em Goiânia na tarde da última quinta-feira, 17, para receber a Comenda Jornalista Washington Novaes. A solenidade de entrega do título foi realizada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Durante o encontro, foi destacado pela equipe técnica presente a necessidade de preservação do bioma Cerrado, bem como a preocupação com o avanço do desmatamento. Marina escutou atentamente todos os depoimentos. 

A professora Elaine Barbosa da Silva, responsável pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento de Goiás, disse, por exemplo, que “nos anos de 1990, tínhamos mais de 65% da área total preservada. No último mapeamento, vemos que essas áreas não chegam a 50%”. E completou: “Nos últimos 20 anos tivemos em Goiás mais de 47 mil km² de desmatamento. Esse índice é muito alto”, alertou. 

Continua após a publicidade

O deputado Antônio Gomide (PT), autor da proposta, aproveitou para parabenizar a ministra pela convocação de 270 aprovados no cadastro de reserva do concurso do Ibama e salientou que aquele encontro se traduzia em uma oportunidade para “trazer luz” à questão ambiental.

Em entrevista, Marina agradeceu o título e aproveitou para  destacar a importância do território goiano. “Ele tem um peso muito forte no equilíbrio hídrico do nosso país e, obviamente, é uma região que tem um peso econômico muito grande. O grande desafio é integrar a economia numa mesma equação. Integrar a economia e a ecologia na equação de combater a desigualdade e criar um novo ciclo de prosperidade”, completou.

Veja Também