Eliton segue com base afinada durante semana produtiva

São esperados mais anúncios de alianças nos próximos dias por parte de partidos importantes, como o PP, que tenta a vaga de vice na chapa

Postado em: 02-08-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Eliton segue com base afinada durante semana produtiva
São esperados mais anúncios de alianças nos próximos dias por parte de partidos importantes, como o PP, que tenta a vaga de vice na chapa

Rafael Oliveira*

Esta semana será a mais produtiva para o projeto eleitoral do governador José Eliton (PSDB). Com ajuda do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), o governador segurou partidos importantes na base aliada, como PTB, PSD e Solidariedade. Eliton apresentou propostas pelo interior do Estado e ainda viu seus números crescerem na pesquisa Big Data, divulgada na noite de terça-feira. 

Continua após a publicidade

A movimentação acontece às vésperas da convenção, no próximo domingo (5), no Ginásio Goiânia Arena.  A coordenação política da campanha também acertou nesta semana o planejamento para os próximos meses. O primeiro grande encontro da base será em Goianésia, como manda a tradição de campanhas vitoriosas do ex-governador Perillo. Na sequência, o plano é realizar eventos propositivos nas 50 maiores cidades do Estado.

Em toda reunião, Eliton e lideranças não vão fugir do embate político, segundo o governador, porém o objetivo é apresentar propostas concretas e mostrar aos eleitores como será o futuro governo. 

A agenda de conversas para encontrar novas alianças continua. São esperados mais anúncios oficiais nos próximos dias por parte de partidos importantes, como o PP. O governador trata pessoalmentea composição com novas siglas.

O deputado estadual Carlos Antônio (PTB) atribui a curva ascendente do governador nas pesquisas a aprovação da população a seu governo. O deputado acredita no crescimento de Eliton com o início do processo eleitoral.“Acho natural que, a medida que o povo goiano vai conhecendo o trabalho do governador José Eliton, a confiança aumenta, certamente resulta no apoio eleitoral”, disse Carlos Antônio. 

Na pesquisa,  José Eliton subiu dois pontos nos índices de intenção de voto e está em 17%. A diferença para o senador Ronaldo Caiado (DEM) caiu dois pontos. A distância ao democrata se dá pelo índice de aprovação ao governo, segundo Carlos Antônio. A aprovação chegou a 49% na pesquisa. “Isso é reflexo do bom trabalho que o governador vem desenvolvendo desde que assumiu. Embora seja pouco tempo, é suficiente para mostrar a população o empenho, a dedicação e a competência na gestão”, assinala o deputado petebista. 

Carlos Antônio acredita que, de maneira contrária, Caiado tende mesmo a continuar a cair nas pesquisas, porque já atingiu o teto e José Eliton está se tornando conhecido da população. “É natural essa queda dele. Antes ele estava correndo sozinho; a medida que você tem competidores a altura, é natural a perda de fôlego”, afirmou o parlamentar.

Segundo o levantamento, o porcentual de eleitores que aprovam a gestão de José Eliton subiu de 44% para 49%, a desaprovação ficou dentro da margem de erro (35% para 36%) e o porcentual dos eleitores que afirmavam não saber avaliar caiu de 21% para 15%.

Segundo o cientista político Bruno Soller, o mais importante para o candidato tucano é a redução do porcentual de eleitores que dizem não saber avaliar a gestão do tucano, que teve queda de 6 pontos porcentuais entre uma rodada e outra. “Desses 6% que passaram a ter opinião sobre a gestão, 5% passaram a avaliá-la de forma positiva. Isso é a grande novidade de toda a pesquisa”, disse Soller, afirmando que estamos diante de uma tendência de conversão de avaliação neutra para avaliação positiva.

“O voto do eleitor no senador Ronaldo Caiado (DEM) se explica mais pelo que ele representa do que ele fez pelo Estado e o desafio do senador nesta eleição será mostrar o que ele fez”, afirma o cientista político Bruno Soller. “Caiado vai ter que mostrar o que ele fez pelo Estado, esse será seu maior desafio”, reiterou Soller.

O crescimento da avaliação positiva do governo José Eliton (PSDB) é a maior novidade da corrida para o Palácio das Esmeraldas, segundo Bruno Solle. “Na pesquisa passada, 21% diziam não saber avaliar o governo José Eliton. Nessa última pesquisa, 15% dizem não saber avaliar. E o mais importante: entre esses 6%, 5% passaram a avaliar o governo positivamente”, disse.

“O eleitor está pensando: o governador José Eliton está fazendo um bom trabalho, quero dar uma chance para ele de mostrar mais o seu trabalho”, disse Soller, ao explicar a conversão de avaliação positiva em votos. 

O voto feminino também será disputado pelos candidatos. As eleitoras representam mais da metade dos votantes no Estado. “As mulheres são mais exigentes, pensam mais, demoram mais para definir o voto”, disse Bruno Soller. O cientista político afirma que, dessa forma, os candidatos mais experientes e com resultados na gestão. “As mulheres pensam com base em propostas”, explicou.  

O eleitor tende a escolher quem tem experiência na gestão, diz cientista político 

A experiência prévia, com eficiência comprovada, será decisiva para o voto nas eleições presidenciais e para os governos estaduais na disputa de 7 de outubro, segundo o cientista político Bruno Soller. “As pessoas querem votar em quem tem experiência, em quem fez, em quem realizou, nas pessoas em que têm confiança”, disse Soller. “Nós estamos analisando o cenário eleitoral com base em números, em dados concretos. A escolha do candidato é pelo histórico dele, os eleitores vão analisar. No caso do Marconi, o eleitor vai partir do princípio de que o Marconi já lhe deu algo, já fez como político”, afirmou.

O cientista  ainda acredita que o ex-governador Marconi Perillo deve terminar a disputa para o Senado em primeiro lugar como resultado da expressividade de sua liderança e do legado à frente do Governo de Goiás. “Marconi tem essa tendência de liderar, porque ele tem uma gestão aprovada e um legado administrativo grande, especialmente os programas sociais, que são um sucesso”, disse Bruno. 

Segundo Soller, à medida em que o processo eleitoral avança, Marconi avança na preferência dos eleitores, especialmente entre os mais jovens, entre 16 e 24 anos. “A Bolsa Universitária é muito importante entre esses programas, por isso esse crescimento entre os jovens, porque fazer curso superior é sonho de muitos jovens  e seus pais”, disse Soller. “Esses programas são importantes. Marconi tem uma aprovação de governo grande, que passa para o José Eliton agora, e essa aprovação será importante para ele na disputa eleitoral”, disse Soller. (*Especial para O Hoje) 

Veja Também