Os sinais do PL goiano para as eleições que se avizinham

Partido do ex-presidente Jair Bolsonaro tem trabalhado focado em reconquistar espaço a partir das eleições de 2024 e 2026

Postado em: 21-08-2023 às 08h30
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Os sinais do PL goiano para as eleições que se avizinham
Partido do ex-presidente Jair Bolsonaro tem trabalhado focado em reconquistar espaço a partir das eleições de 2024 e 2026 | Foto: Ruber Couto

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), todos sabem, voltou a Goiânia na última sexta-feira, 18. A passagem do ex-gestor pela capital goiana, como em todas as anteriores, reuniu diversas autoridades ligadas à direita e ao movimento conservador goiano. Para além dos títulos de cidadão goiano entregues a Bolsonaro e ao ex-deputado federal e líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo, chamou atenção os pronunciamos que passaram, em grande parte, pelas eleições do ano que vem. E até a disputa de 2026. 

União imbatível

Gustavo Gayer, que além de deputado federal presidente o PL goianiense, foi o primeiro a acenar para as possíveis alianças. Ao discursar disse que o governador Ronaldo Caiado “aos poucos vai nos conquistando”. “Ele tem o jeito dele de ser, mas entendemos que nessa luta tem que ser forte pra aguentar o tranco. Fico muito feliz de ver o senhor e o [ex] presidente andando juntos novamente. Vejo ali uma união imbatível. Se juntar Caiado e Bolsonaro ninguém segura”, afirmou o fereal. 

Em outro trecho ele disse ver “com bons olhos” a aproximação de Bolsonaro e Caiado. “Que [essa aliança] continue se fortalecendo. Sei que existem planos importantes para o nosso país e quero fazer de tudo para fazer com que isso aconteça”.

Continua após a publicidade

Ao discursar, Major Vitor Hugo, que rivalizou com Caiado na disputa de 2022, foi na esteira. “Estamos em um momento de olhar para frente. Dá orgulho de ver que o governador de Goiás é o mais bem avaliado do Brasil. A gente torce para que a sua projeção nacional cresça cada dia mais. Quem sabe não tenhamos grandes vitórias e grandes conquistas para o nosso país”, pontuou. 

Capital em foco

Depois foi a vez do senador Wilder Morais, comandante do PL goiano, usar a tribuna. Do alto, disparou ao cumprimentar o deputado federal Gustavo Gayer. “[Ele respresenta] um dos grandes nomes do nosso para a prefeitura aqui da nossa capital”.

Major Vitor Hugo, por sua vez, também falou brevemente sobre a ainda suposta candidatura de Gayer. “Torço para que você tome essa decisão rapidamente e seja o nosso futuro candidato a prefeito da nossa capital. No momento seguinte em que anunciar, pode ter certeza que terá o nosso total apoio”. 

Alcides, o quadro de Aparecida

De volta à fala do senador, ele não se esqueceu do deputado federal Professor Alcides. “É um grande nome do nosso partido e que tenho a honra de dizer que é o nosso grande quadro em Aparecida de Goiânia. Ele certamente vai fazer uma grande diferença no entorno da capital”. 

Major em Anápolis?

Ainda sobre as eleições de 2024, o presidente estadual da sigla considerou Vitor Hugo um “grande parceiro”. Depois, endossou: “Ele foi candidato ao governo e teve meio milhão de votos. Saiu, sem dúvidas, com um prestígio muito grande. Que você possa ser também candidato. Sabemos que Anápolis cobra muito de você, sabemos que saiu bem nas pesquisas lá. O PL precisa de você”.  

Magda de volta?

Ao falar sobre a deputada federal Magda Mofatto, Wilder depois de cumprimentá-la reforçou que o partido está de “portas abertas” para recebê-la. “Estamos doidos para que ela volte. É uma deputada combatente, competente e que tem o nosso perfil. Torcemos para que você esteja conosco nesse projeto para o estado de Goiás”.

Acenos mútuos

O governador goiano foi um dos últimos a discursar. Ele antecedeu, apenas, o ex-presidente. Antes de iniciar sua fala, brincou brincou: “Eu tenho que ficar à direita do plenário”. O público aplaudiu. Em seguida, Caiado classificou Bolsonaro e  Vitor Hugo como “dois políticos respeitáveis”. O governador ainda comparou Bolsonaro a Juscelino Kubisheck. “Depois de Juscelino, o senhor foi o presidente que mais investiu no Estado de Goiás”, e foi ovacionado.

O ex-presidente, em seu discurso, também saudou o governador goiano. Bolsonaro lembrou que acompanha Caiado desde que o goiano foi candidato a presidente em 1989. Na ocasião, ele discursava em frente à Câmara Municipal do Rio de Janeiro. E finalizou com um aceno ao agro goiano: “como chefe do Executivo colaborei com vocês da melhor forma possível”.

Veja Também