Base confirma candidatura de Zé Eliton na convenção neste domingo

Convenção estadual do partido vai aprovar nome do governador à reeleição, Marconi Perillo e Lúcia Vânia ao Senado e as chapas proporcionais para deputados

Postado em: 04-08-2018 às 08h50
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Base confirma candidatura de Zé Eliton na convenção neste domingo
Convenção estadual do partido vai aprovar nome do governador à reeleição, Marconi Perillo e Lúcia Vânia ao Senado e as chapas proporcionais para deputados

Rafael Oliveira

O governador de Goiás, José Eliton (PSDB), deve ter seu nome aprovado como candidato à reeleição na convenção estadual do próximo domingo. O candidato a vice-governador em sua chapa ainda não foi definido. Mas a base aliada espera que o PSD indique o deputado federal Thiago Peixoto para completar. O PP, apesar de se aproximar do pré-candidato do MDB, deputado federal Daniel Vilela, não recusa conversar com o PSDB. Nesse caso, o nome indicado para vice seria o deputado federal HeulerCruvinel. 

Continua após a publicidade

As duas vagas ao Senado Federal foram preenchidas pelo ex-governador Marconi Perillo e a senadora Lúcia Vânia (PSB), que disputará a reeleição. Eles também precisam ser aprovados pela convenção estadual. O PSDB ainda tem duas vagas a oferecer aos aliados: as duas suplências de senador. O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, José Vitti (PSDB), garante consenso na sua indicação para suplente de Lúcia Vânia. A suplência de Marconi, a mais disputada pela base, pode ser recomendada pelo PSD e o presidente da sigla em Goiás, Vilmar Rocha, é o mais cotado. O PSD não ficaria com duas indicações na chapa majoritária. Caso o PP se alinhe ao MDB, outros partidos da base têm condições de participar das indicações, como o PTB, PSB ou PPS. 

A expectativa para a convenção estadual tucana é reunir a base aliada e definir os detalhes restantes para a campanha. “Será um momento de consolidarmos a aliança que terá maior número de partidos, candidatos, deputados, prefeitos e vereadores para a eleição estadual, porque todos acreditam que Goiás pode e deve continuar avançando em ações inovadoras nas áreas da saúde, da educação e da segurança pública, como também na geração de empregos e renda para os trabalhadores goianos”, afirmou o governador José Eliton. 

As chapas proporcionais para deputados federais e estaduais aguardam minúcias partidárias para se concluírem. O presidente estadual do PSDB, deputado Federal Giuseppe Vecci, alinhavou a chapa para deputado federal. O sistema de chapão utilizado na eleição de 2014 se repetirá nesta coligação. 

A chapa para deputado estadual também deve repetir o chapão, mas os deputados estaduais Júlio da Retífica e Daniel Messac, ambos do PTB, colocam empecilhos para fechar a chapa, apesar de o deputado Henrique Arantes (PTB)aceitar o chapão. “Ele é interessante e muitos deputados eleitos por ele, agora não querem repetir. No fim, acho que eles acabarão aceitando entrar no chapão”, disse o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, José Vitti (PSDB). 

“Vamos apresentar as chapas mais competitivas de lideranças imbuídas num idealismo progressista e moderno, não apenas em projetos políticos pessoais ou em rancor e ódio. Este grupo trabalhou e é responsável por grandes conquistas nos últimos anos no Estado, também é o que vai garantir a manutenção destas conquistas nos próximos anos”, adiantou o governador José Eliton. 

A convenção estadual do PSD também acontece no domingo, às 9h. A bancada pessedista na Assembleia Legislativa reuniu-se várias vezes com José Elitonpara garantir a manutenção do partido na base. Na convenção, os filiados devem aprovar a coligação com o PSDB. 

Mais três partidos da base têm convenção no domingo: PTB (18h), PSB (17h) e PR (10h). O aguardado para estes partidos é o anúncio oficial de apoio aos tucanos. 

A Rede Sustentabilidade desistiu da disputa ao Palácio, na semana passada, retirou a pré-candidatura de Edson Braz, e garantiu mais um partido na base do governo.  

Base aliada projeta eleição de 14 deputados federais 

A eleição deste ano será histórica para a base aliada do governo estadual. Eles querem eleger 82% dos deputados federais, segundo a projeção de vitória dos partidos que fecharam aliança com o governador José Eliton. 

A expectativa é eleger pelo menos 14 deputados federais. As outras três vagas devem ser decididas nas coligações lideradas pelo MDB e DEM. 

Nas disputas para deputado estadual e deputado federal, os votos dos eleitores não vão apenas para os candidatos, mas também para seus partidos. A eleição de um deputado depende, então, dos votos obtidos pelas legendas e coligações partidárias. Vale ressaltar que a pré-campanha tucana em Goiás é a que coleciona mais aliados. 

Esta superioridade se traduz também na quantidade de partidos que devem participar da coligação da base aliada. Já estão confirmados PSDB, PTB, PR, Solidariedade, PSB, Rede, PV e PPS. (*Especial para O Hoje) 

Convenção PSDB 

Data:5/8

Horário: 9h30

Local:  Ginásio Goiânia Arena – Jardim Goiás 

Veja Também