Vilmar retorna ao MDB e busca força para encarar Professor Alcides

Apoio do vice-governador Daniel Vilela e do governador Ronaldo Caiado pode ser diferencial na disputa de 2024

Postado em: 24-08-2023 às 08h00
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Vilmar retorna ao MDB e busca força para encarar Professor Alcides
Apoio do vice-governador Daniel Vilela e do governador Ronaldo Caiado pode ser diferencial na disputa de 2024. | Foto: Reprodução

Prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (Patriota), o Vilmarzin, retorna ao MDB nesta quinta-feira (24). A filiação do político é a volta para a antiga sigla, mas também a busca pelo apoio do presidente estadual da legenda, o vice-governador Daniel Vilela, e do próprio governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Esse apoio é crucial para Vilmar, que terá pela frente, nas eleições municipais de 2024, o deputado federal Professor Alcides (PL) como adversário. O parlamentar já declarou que é pré-candidato, enquanto Vilmarzin busca a reeleição sem ter passado pelo pleito como cabeça de chapa, em 2020.

Além disso, Alcides já confirmou o lançamento da pré-candidatura no próximo dia 29 de outubro, no Cel da OAB. É aguardada a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para uma grande festa. 

Continua após a publicidade

Inicialmente, Vilmarzin optou por não alfinetar o adversário. Ele o elogiava como parlamentar de Aparecida de Goiânia e pela possibilidade de garantir recursos ao município. A estratégia, todavia, não funcionou. 

Alcides já declarou que não tem volta. Segundo o deputado, em entrevista ao programa Universo Politheia, “o tempo passou”. O político está determinado a entrar na disputa, especialmente por aparecer à frente em algumas pesquisas internas. 

Mas Vilmar tem a “máquina”. Além disso, o apoio do MDB e, possivelmente, do governador pode pesar a balança. Inclusive, pode garantir amplo suporte partidário na disputa, praticamente isolando o PL do Professor Alcides – que é o partido com maior tempo de rádio e TV por conta do resultado da eleição da Câmara Federal, em 2022, quando elegeu 99 nomes. 

Filiação

Vilmar Mariano assina a ficha de filiação do MDB, nesta quinta, na sede do Diretório Regional do partido, no setor Aeroporto, em Goiânia, às 11h30. O evento terá a presença do presidente estadual da sigla, Daniel Vilela, mas também do presidente nacional, deputado federal Baleia Rossi. 

Além deles, estão confirmados o governador Ronaldo Caiado e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, além de outras autoridades. Mendanha também está no Patriota e deve retornar, em breve, ao MDB. A data ainda é alinhada. 

Sobre a saída, Vilmar deixou o MDB em setembro de 2021. Ele acompanhou o então prefeito de Aparecida, Mendanha, que se filiou ao Patriota para disputar o governo de Goiás. Gustavo defendia uma candidatura própria do partido e se desentendeu com Daniel após o hoje vice-governador fechar a parceria com Caiado para 2022. 

Durante o período e até o começo deste ano, Gustavo, que terminou em segundo lugar na disputa pelo Palácio das Esmeraldas, se manteve na oposição. Contudo, em 2023 houve a reaproximação com Daniel e Caiado, e foi fechado o acordo para que o ex-prefeito retornasse ao MDB, partido em que começou a carreira, ainda como vereador, e de seu padrinho político Maguito Vilela e do pai, Leo Vilela. 

Mas de volta a Vilmar, após o pleito de 2022 ele começou a sinalizar a Daniel e a Caiado uma aproximação. O intuito era estabelecer uma parceria política-administrativa. Com o retorno confirmado, ele celebra. 

“O MDB é o partido mais amado pelos aparecidenses e lidera o processo de transformação iniciado por Maguito e continuado por mim e o Gustavo. Fico feliz que todos nós possamos seguir juntos, unidos e fortes no MDB e na base aliada do governador Ronaldo Caiado” ressalta ao lembrar que foi vereador por quatro mandatos no partido, além de vice-prefeito.

Veja Também