Cúpula do Brics abre as portas para abrigar mais 6 países; bloco vai representar 36% do PIB global

A ampliação dá espaço principalmente a nações do oriente médio, o que potencializa o poder econômico do bloco

Postado em: 24-08-2023 às 09h13
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Cúpula do Brics abre as portas para abrigar mais 6 países; bloco vai representar 36% do PIB global
A ampliação dá espaço principalmente a nações do oriente médio, o que potencializa o poder econômico do bloco | Foto: Ricardo Stuckert/PR

A 15ª Cúpula do Brics confirmou nesta quarta-feira (23/8) que o bloco deve ser ampliado e receber mais seis países a partir de 2024. A ampliação dá espaço principalmente a nações do oriente médio, o que potencializa o poder econômico do bloco.

Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã agora se unem aos já membros Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

“Agora, o PIB do Brics eleva-se para 36% do PIB global em paridade de poder de compra e 46% da população mundial”, comemorou o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em discurso no fim do evento.

Continua após a publicidade

“O Brics continuará aberto a novos candidatos e, para isso, aprovamos também critérios e procedimentos para futuras adesões”, pontuou o mandatário.

A entrada dos novos membros começa a valer a partir de 1º de janeiro de 2024, sendo que os ingressantes devem cumprir uma série de exigências. Em seu discurso, Lula fez questão de citar a Argentina, mostrando o comprometimento feito com o governo vizinho desde o início de sua gestão.

“Por fim, dedico uma mensagem especial ao querido Alberto Fernández, presidente da Argentina e grande amigo do Brasil e do mundo em desenvolvimento. Continuaremos avançando lado a lado com nossos irmãos argentinos em mais um foro internacional”, apontou Lula.

Leia também: Lula diz que Brics não será um “clube fechado” como o G7

Veja Também