Caiado tem 13 partidos, mas terceiro menor tempo na TV

Os partidos da base do senador têm poucos representantes no Congresso Nacional e não conseguiram agregar tempo de rádio e TV ao candidato

Postado em: 06-08-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado tem 13 partidos, mas terceiro menor tempo na TV
Os partidos da base do senador têm poucos representantes no Congresso Nacional e não conseguiram agregar tempo de rádio e TV ao candidato

Caiado diz que o momento é histórico e sinalizada a mudança de um ciclo político em Goiás (Cristiano Borges)

Rafael Oliveira

O Democratas em Goiás conseguiu reunir a maior quantidade de partidos na coligação majoritária, mas dada a baixa representatividade no Congresso Nacional destes pequenos partidos, o candidato ao governo Ronaldo Caiado (DEM) terá o terceiro menor tempo de rádio e TV para se apresentar aos eleitores. Ao todo são 13 partidos, mas apenas 1min20s segundos de programa eleitoral gratuito. 

Continua após a publicidade

Um fato que chamou a atenção foi a presença de prefeitos do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no evento do DEM. As convenções dos dois partidos ocorreram simultaneamente na capital goiana. São eles: Adib Elias, de Catalão, que também é coordenador da campanha, Paulo do Vale (Rio Verde), Renato de Castro (Goianésia), Fausto Mariano (Turvânia) e Ernesto Roller (Formosa). Estes prefeitos enfrentam processo de expulsão no MDB e foram atraídos pelo candidato a Câmara dos Deputados, José Nelto (Podemos), que já é deputado estadual. 

Caiado e os presidentes de partidos coligadosreuniram 6 mil militantes, segundo estimativa da organização, no Clube Jaó para anunciar a chapa majoritária ao governo. A composição foi revelada há duas semanas pelo candidato ao governo, senador Ronaldo Caiado (DEM), logo após acertar com o presidente do PROS em Goiás, Lincoln Tejota, a sua presença como vice-governador na chapa. 

O senador Wilder Morais será candidato à reeleição e o vereador de Goiânia, Jorge Kajuru (PRP), completa a chapa majoritária.Ao todo são 13 partidos na aliança democrata e o senador Ronaldo Caiado ainda trabalha para agregar mais siglas ao seu projeto.A convenção da base de Caiado aconteceu no Clube Jaó, em Goiânia, no último sábado (4).

Além do Democratas, PRP e Pros, a coligação até agora é composta também por PDT, DC, Podemos, PMN, PMB, PPL, PRTB, PSC, PTC e PPL. Apesar de ter conseguido a maior coligação em número de partidos, o DEM deve ficar com tempo pequeno de TV para propaganda partidária, por ter conseguido o apoio de siglas com bancadas menores.

Sobre isso, Caiado disse que o tempo de TV não será uma limitação. “Temos um tempo importante que nossa coligação nos dá, mas, além disso, temos as redes sociais em que nossas publicações têm números acima da média. Então, isso não representa de maneira alguma uma limitação. Somos mais de 500 candidatos a deputados estaduais e federais e temos uma militância aguerrida”, rebateu.

Ciclo

“É um momento histórico, significa a mudança de um ciclo político do Estado de Goiás. Todos aqui vieram espontaneamente para dar sustentação a uma luta pela mudança e pela paz na política do Estado de Goiás”, disse Caiado.

Durante o evento, representantes de todos as siglas aliadas discursaram rapidamente e demonstraram confiança de que o senador, que lidera as pesquisas ao governo de Goiás, pode ganhar ainda no 1º turno.

Recém-chegados da base aliada do PSDB, os representantes do PDT tiveram tímida participação. No palco, o presidente do partido, George Morais, disse rapidamente que a sigla vai “trabalhar e ajudar a transformar Goiás no que o povo anseia”, disse. Diferente do deputado federal Delegado Waldir (PSL), a deputada federal Flávia Morais (PDT) não discursou e a ausência de militantes do partido também foi sentida. 

Composição da chapa 

Governadora: Ronaldo Caiado (DEM)

Vice-governador: Lincoln Tejota (PROS) 

Senadores: Wilder Morais (DEM) e Jorge Kajuru (PRP)

Tempo de TV: 1’20” 

Veja Também