Convenções partidárias: 14 candidatos disputarão a Presidência

O PPL foi o último partido a deliberar candidatura e lançou João Goulart Filho como candidato ao Planalto

Postado em: 06-08-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Convenções partidárias: 14 candidatos disputarão a Presidência
O PPL foi o último partido a deliberar candidatura e lançou João Goulart Filho como candidato ao Planalto

Marina Silva foi aprovada pela Rede Sustentabilidade e terá Eduardo Jorge do PV como vice. Ele  foi candidato ao Planalto em 2014

O fim de semana foi dedicado às convenções partidárias, último prazo legal para os partidos escolherem os nomes que disputarão as eleições deste ano. A última deliberação foi do PPL, que lançou, neste domingo (5), João Goulart Filho como candidato à Presidência da República. Ao todo 14 candidatos foram escolhidos pelas legendas para concorrer ao cargo de presidente da República. Segundo a legislação eleitoral, as chapas completas com os candidatos, vices, alianças ou coligações têm de ser oficializadas até hoje. 

Álvaro Dias foi escolhido pelos convencionais do Podemos, em Curitiba, durante convenção nacional do partido. Ele vai compor a chapa com o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro (PSC). 

Continua após a publicidade

Cabo Daciolo foi confirmado na convenção nacional do Patriota, em evento no município de Barrinha, no interior de São Paulo. A candidata a vice é Suelene Balduino Nascimento, do mesmo partido. 

Ciro Gomes, do PDT foi oficializado no dia 20 de julho candidato à Presidência da República, na convenção nacional que reuniu filiados do partido. A candidata a vice é Katia Abreu, do mesmo partido. Esta é a terceira vez que Ciro Gomes será candidato à Presidência da República.

O tucano Geraldo Alckmin foi confirmado candidato em convenção nacional realizada na capital federal nesse sábado (4). Ao lado do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, terá a senadora Ana Amélia (PP-RS) a vice.

Guilherme Boulos (PSOL), coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores SemTeto (MTST), foi lançado no dia 21 de julho como candidato à Presidência da República pelo PSOL, na convenção nacional em São Paulo. Também foi homologado o nome de Sônia Guajajara, representante do povo indígena, para vice-presidente. 

Henrique Meirelles foi confirmado o candidato do MDB no dia 2 de agosto, o nome de Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda, como candidato à Presidência da República. O partido informou que Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul, será o vice na chapa.

O deputado federal Jair Bolsonaro, do PSL,  foi confirmado no dia 22 de julho, como o candidato à Presidência da República nas eleições deste ano. O vice é o general Hamilton Mourão, do PRTB.

João Amoêdo (Partido Novo) foi oficializado candidato à Presidência da República pelo Partido Novo durante convenção na capital paulista, no dia 4 de agosto. O cientista político Christian Lohbauer foi escolhido como candidato à vice-presidente. 

João Goulart Filho, do PPL foi oficializado candidato ao Planalto no dia 5 de agosto. Ele é filho do ex-presidente João Goulart, o Jango, que teve mandato presidencial, de 1961 a 1964, interrompido pela ditadura militar. É a primeira vez que João Goulart Filho concorre ao cargo. O candidato a vice é Léo Alves, professor da Universidade Católica de Brasília.

José Maria Eymael é o candidato do partido Democracia Cristã (DC), confirmado no dia 28 de julho, durante convenção na capital paulista. O pastor da Assembleia de Deus Helvio Costa sairá como vice-presidente.

Luiz Inácio Lula da Silva  foi escolhido por aclamação o candidato pelo PT no dia 4 de agosto. O encontro também homologou o apoio do PCO e do PROS à candidatura do PT. O candidato a vice ainda não foi definido. 

A deputada estadual Manuela D’ Ávila (PCdoB)  foi confirmad no dia 1º de agosto como candidata do partido à Presidência da República. Manuela D’Ávila ainda não apresentou o nome de quem vai ocupar a vaga de vice.

Marina Silva, da Rede, foi confirmada candidata  à Presidência da República no dia 4 de agosto. O candidato à vice na chapa, o médico sanitarista, Eduardo Jorge, do Partido Verde (PV), também foi apresentado oficialmente no encontro. 

Vera Lúcia foi oficializada candidata ao Planalto pelo PSTU no dia 20 de julho. Hertz Dias foi confirmado como vice na chapa. A escolha foi feita por aclamação pelos filiados ao partido presentes na quadra do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, na zona leste da capital paulista. (Redação, com Agência Brasil) 

Veja Também