Mutirões podem ajudar Rogério a estancar desembarques em 2024

Ação em bairros estratégicos é encarada como forma de ampliar a popularidade do prefeito e consolidar apoio de lideranças estratégicas

Postado em: 26-08-2023 às 11h00
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Mutirões podem ajudar Rogério a estancar desembarques em 2024
Ação em bairros estratégicos é encarada como forma de ampliar a popularidade do prefeito e consolidar apoio de lideranças estratégicas. | Foto: Reprodução

Nos bastidores da política goianiense comenta-se que, de fato, a prefeitura de Goiânia tem “amplo interesse” em resgatar os famosos mutirões nos próximos meses. Mais do que isso: garantir, por meio de edições realizadas em pontos estratégicos da cidade, a manutenção da rede de apoio da administração Cruz até as eleições de 2024. 

Sucesso implantado na capital goiana pelas mãos do ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende Machado (MDB), os mutirões serviram ao longo das últimas décadas, sobretudo, como um importante instrumento de oferta dos serviços básicos à população goianiense. Mas também como uma forma inteligente e assertiva de se fazer política.

Segundo fontes consultadas pelo O HOJE, o possível retorno dos mutirões tem sido encarado pelo núcleo pensante da gestão Rogério Cruz (Republicanos) como uma forma de não apenas ampliar a popularidade do prefeito como consolidar o apoio de lideranças estratégicas da cidade, em especial, da Câmara Municipal de Goiânia. 

Continua após a publicidade

Isso porque, conforme já mostrado pela reportagem, em função da candidatura do MDB ao Paço em 2024, Rogério sabe que terá parte da sua atual rede de apoio  desidratada. Em paralelo ao futuro desembarque do MDB rumo à candidatura do partido, Rogério precisará estancar a sangria e garantir que a menor quantidade de vereadores possível siga pelo mesmo caminho. 

“Os mutirões podem ajudar nesse sentido”, diz, em off, um interlocutor consultado. Segundo ele, o prefeito poderá, em parceria com os vereadores, contemplar regiões estratégicas da cidade. “Fica bom para os dois lados. Todos ganham”, complementa a fonte. A  interpretação é que não só o prefeito, como também os vereadores aliados, sairiam fortalecidos com os atendimentos oferecidos.

Vale lembrar que as eleições do ano que vem serão decisivas não apenas para manutenção ou troca do atual prefeito, como também do quadro de representantes dos goianienses na Câmara Municipal.

Ainda em relação à importância dos mutirões, caminho semelhante foi tomado pelo prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (MDB) — que, assim como Rogério, buscará a reeleição no ano que vem. O gestor deu início ao 37ª Mutirão da Prefeitura na última sexta. Para além do leque de serviços já oferecidos pelas edições anteriores, agora a prefeitura de Aparecida oferece, agora, até castração gratuita de cães e consulta com veterinários. 

De volta à Goiânia, sob o título de Caravana do Bem, a prefeitura realizou seis edições do mutirão em 2022. A última delas foi realizada em setembro daquele ano e funcionou como um importante instrumento de interação do prefeito com a população. 

Vale destacar que, eleitoralmente falando, o prefeito deve enfrentar um duro páreo em 2024. Para além do projeto de reeleição do atual gestor, importantes players da política goianiense já articulam de olho na cadeira atualmente ocupada por Cruz. Uma eventual chapa caiadista é ensaiada. Gustavo Mendanha (Patriota, prestes a se filiar ao MDB), Ana Paula Rezende (MDB) e Bruno Peixoto (UB) são os favoritos. 

Na outra ponta, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) já é visto como “candidatíssimo”. O PT ainda amarga um descompasso, mas, todos sabem, estará no jogo com papel de influência. Edward Madureira e Adriana Accorsi são os favoritos do time petista. Outros nomes também já são ventilados, porém de maneira mais discreta. 

Veja Também