Partido de Bolsonaro pode ser incluído na reforma ministerial do governo Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve nomear uma indicação do PP para o comando da Caixa

Postado em: 28-08-2023 às 15h40
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Partido de Bolsonaro pode ser incluído na reforma ministerial do governo Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve nomear uma indicação do PP para o comando da Caixa. | Foto: Planalto

O governo federal avalia nomear indicações feitas pelo Partido Liberal (PL), partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, para cargos dos segundo e terceiro escalões da Caixa. Segundo a CNN, o esforço é uma tentiva de manter uma dissidência na legenda de oposição, garantido certa folga na Câmara dos Deputados para votações estratégicas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve nomear uma indicação do PP para o comando da Caixa Econômica Federal. O nome é o da ex-vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho. A negociação com o PP envolve a nomeação para cargos de segundo e terceiro escalões, como como vice-presidências e diretorias, de indicados do União Brasil e PL.

Mesmo com o União Brasil tendo indicado três ministros do governo Lula, a bancada da legenda na Câmara é considerada “rachada”. A expectativa é de que, com a oferta de postos no banco, seja possível aumentar a base governista no partido.

Continua após a publicidade

O PL, por sua vez, tem apresentado, segundo cálculos feitos pelo governo, ao menos 20 deputados federais que têm votado a favor de pautas importantes para o governo petista, como o arcabouço fiscal e a reforma tributária. O número de parlamentares dissidentes do partido é superior a bancada de partidos que possuem nomeados para cargos na Esplanada dos Ministérios, como PSB, PDT, PCdoB e PSOL.

Veja Também