Alego retorna atividades sem grandes projetos devido as eleições

Deputados admitem preocupação com a compatibilização das agendas legislativa e eleitoral devido ao tempo menor das campanhas este ano

Postado em: 07-08-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Alego retorna atividades sem grandes projetos devido as eleições
Deputados admitem preocupação com a compatibilização das agendas legislativa e eleitoral devido ao tempo menor das campanhas este ano

Deputado Talles Barreto admite preocupação com o fechamento de coligações proporcionais

Rafael Oliveira*

As sessões ordinárias na Assembleia Legislativa de Goiás serão retomadas hoje, às 15 horas, após a reforma do Plenário Getulino Artiaga. A expectativa de baixo rendimento da  Casa é comum nesse período eleitoral. O deputado estadual Talles Barreto (PSDB) admite a preocupação com o fechamento de coligações proporcionais nessa semana. “A eleição ficou curta com esses 45 dias. As dificuldades para conciliar os dois trabalhos (político e legislativo) são grandes”, confessou. 

Continua após a publicidade

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Álvaro Guimarães (DEM), acreditanumaretomada das atividades sem grandes empecilhos. Até o momento não tem um grande projeto para prejudicar a pauta, avalia. “Se chegar algum processo importante hoje, será lido em plenário e depois enviado à CCJ no rito normal para distribuir relatoria”, afirma o democrata. 

O deputado Wagner Siqueira (MDB)garante presença nas sessões ordinárias desta semana. “Da minha parte não haverá problema, o deputado é pago para trabalhar”, frisa. 

Deputado da base aliada ao Palácio, Lucas Calil (PSD) lembra que a maioria dos colegas disputa a reeleição, assim como ele. Mas o processo eleitoral e o trabalho legislativo devem ser sintonizados. “Já estou me organizando aqui para isso. Quero apresentar projetos neste mês. Mas não nego que a expectativa não é das melhores. Enfim, cada um tem sua consciência”, diz. 

De responsabilidade do deputado Talles Barreto, a Comissão Parlamentar de Inquérito das Universidades, que investiga possíveis irregularidades no funcionamento de faculdades particulares de Goiânia e em outros municípios do Estado, vai receber representantes do Ministério da Educação neste mês para não amornar o trabalho. 

Quem tentou consultar a pauta prévia de hoje no portal da Assembleia Legislativa se deparou com a mensagem “não existe pauta prévia na data selecionada”.

Cartórios

A discussão da reestruturação dos cartórios em Goiás deve continuar parada até o Tribunal de Justiça goiano enviar um novo projeto. “A matéria foi muito mutilada para seguir adiante. O melhor é o TJ enviar outro processo para ser melhor trabalhado”, avaliou o deputado Wagner Siqueira. O presidente da Assembleia, José Vitti (PSDB), pediu um novo projeto ao presidente do Tribunal de Justiça, Gilberto Marques. Em reunião com Vitti e o governador José Eliton (PSDB), na última semana de julho, Gilberto preferiu consultar os membros da Corte para tomar uma decisão.

“O projeto deve ficar parado, acredito. Mas, depende também de articulação do presidente da Casa, José Vitti”, esclareceuÁlvaro Guimarães. 

Reforma do Plenário

O reinicio dos trabalhos, que normalmente acontece no dia 1° de agosto, foi transferido para hoje em razão das obras de reforma do plenário.

A possibilidade de mudança na data da retomada das atividades já havia sido antecipada por José Vitti na última sessão extraordinária, dia 27 de julho. Na ocasião, o presidente explicou que a reforma do Plenário GetulinoArtiaga teve de ser iniciada uma semana após previsão inicial, em função dos trabalhos que se prolongaram.  O recesso parlamentar, geralmente iniciado em 1º de julho de cada ano, começou no dia 6.  (*Especial para O Hoje) 

Veja Também