Lula confirma criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, 38º do governo

A pasta deve ser fundada nas próximas semanas e será a 38ª do terceiro governo do petista

Postado em: 29-08-2023 às 10h02
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula confirma criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, 38º do governo
A pasta deve ser fundada nas próximas semanas e será a 38ª do terceiro governo do petista | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante transmissão ao vivo nesta terça-feira (29/8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou o plano de criar um ministério para cuidar das pequenas e médias empresas, de cooperativas e empreendedores individuais. A pasta deve ser fundada nas próximas semanas e será a 38ª do terceiro governo do petista.

“Nós vamos criar. Estou propondo a criação do ministério da pequena e média empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais, para que a gente tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade, disse Lula.

Segundo Lula, o objetivo da nova pasta é valorizar o trabalho de empreendedores. “Tem gente que prefere trabalhar em casa, na rua, abrir uma salinha para produzir alguma coisa e vender. Nós precisamos entender que essa gente tem importância e precisamos dar condições de essas pessoas terem acesso a crédito para dar o pontapé inicial. Quando essa pessoa tiver ganhando dinheiro, ela vai pagar o crédito do empréstimo, comentou.

Continua após a publicidade

Entretanto, a informação que corre no tabuleiro de Brasília é de que o novo ministério atende a necessidade do presidente de abrigar o Centrão em seu governo, de forma a dar espaço a nomes do PP e do Republicanos e selar a paz com o deputado Arthur Lira, presidente e ‘manda-chuva’ da Câmara.

Soma-se a isso o fato de Lula ter definido, no início do mês, a entrada dos deputados Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA) no governo. Até agora, no entanto, ele não decidiu quais pastas eles vão comandar.

Leia também: Partido de Bolsonaro pode ser incluído na reforma ministerial do governo Lula

Criação de empregos

Para Lula, o governo precisa estimular a criação de postos de trabalho não apenas no regime de carteira assinada. “O empreendedor, o cara que quer empreender é um trabalhador. Ele tem que ser levado em conta, porque ele vai cuidar da sua família, ele quer progredir. Isso é muito bom para o país.”

Veja Também