“Contribuição mais justa”, diz Lula sobre MP que taxa fundos de super-ricos

As declarações foram durante a edição desta semana do Conversa com o Presidente, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

Postado em: 29-08-2023 às 11h19
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: “Contribuição mais justa”, diz Lula sobre MP que taxa fundos de super-ricos
As declarações foram durante a edição desta semana do Conversa com o Presidente, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) | Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira (29/8) a necessidade da medida provisória que impõe a taxação de fundos exclusivos para clientes de alta renda, além da MP que altera a taxação do capital aplicado em offshores (no exterior).

“Essas pessoas ganham muito dinheiro e não pagam nada de imposto de renda. Então, é importante que as pessoas compreendam que o estado de bem-estar social que existe na Europa, em outros países, há uma contribuição mais justa do pagamento do imposto de renda”, disse o presidente sobre a taxação do super-ricos.

As declarações foram durante a edição desta semana do Conversa com o Presidente, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A previsão é arrecadar até 54 bilhões de reais até 2026 com as novas fontes de receita.

Continua após a publicidade

Taxação

A medida determina que a cobrança será realizada duas vezes ao ano — o chamado “come-cotas”. O Planalto estima que 2,5 mil brasileiros têm recursos aplicados nos fundos exclusivos. Há exigência de investimento mínimo de 10 milhões de reais.

Veja Também