Com novo ministério, governo Lula terá mais que em 2007 e encostará no recorde

Quando tomou posse pela primeira vez, em 2003, Lula nomeou 33 ministros e ministras. Em 2007 esse número foi ampliado para 37

Postado em: 29-08-2023 às 17h42
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Com novo ministério, governo Lula terá mais que em 2007 e encostará no recorde
Quando tomou posse pela primeira vez, em 2003, Lula nomeou 33 ministros e ministras. Em 2007 esse número foi ampliado para 37. | Foto: Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá contar com 38 ministérios em seu governo, com a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa. Com isso, a quantidade de pastas no governo do petista se tornará o maior em seus três mandatos na presidência.

Quando tomou posse pela primeira vez, em 2003, Lula nomeou 33 ministros e ministras. Em 2007 esse número foi ampliado para 37.

A criação da nova pasta visa buscar mais governabilidade em relação a Câmara dos Deputados. A expectativa é de que a pasta seja ocupada por um indicado do PP, que provavelmente será o deputado federal André Fufuca (PP-MA). Além disso, a legenda do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deverá ganhar o comando da Caixa Econômica Federal.

Continua após a publicidade

Lula vem, nas últimas semanas, reforçando que precisa ampliar a presença de indicados por partidos em seu governo. A medida visa trazer legendas que estavam na base do governo Bolsonaro, e que tem alas que não votarão com o governo.

O governo com maior número de ministérios desde a redemocratização foi o segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Em 2015, Dilma contava com 39 ministérios em seu governo.

À época, a presidente precisava acolher indicados políticos para garantir governabilidade. A medida, no entanto, não surtiu efeito, pois ela perdeu apoio e sofreu um impeachment.

Já o governo com menor número de ministérios ao assumir foi o de Fernando Collor, que contou com 12 pastas. Ele também sofreu com perda de apoio no Congresso e sofreu impeachment.

Veja Também