Lula fará cirurgia para substituir articulação do quadril; entenda como será o procedimento

Ele já havia anunciado a necessidade de operação em julho, quando chegou a fazer um procedimento de infiltração, para aliviar as dores na região

Postado em: 02-09-2023 às 13h29
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula fará cirurgia para substituir articulação do quadril; entenda como será o procedimento
Ele já havia anunciado a necessidade de operação em julho, quando chegou a fazer um procedimento de infiltração, para aliviar as dores na região | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta sexta-feira (1º/9) que passará por cirurgia no quadril em outubro deste ano. Ele já havia anunciado a necessidade de operação em julho, quando chegou a fazer um procedimento de infiltração, para aliviar as dores na região.

Lula tem artrose na cabeça do fêmur, que é o desgaste na cartilagem que reveste as articulações, e vem se queixando de dores com mais frequência.

“Eu vou parar porque, eu quero confessar, essa dor dói de dia, dói sentado, dói em pé, dói deitado, e não tem remédio. O remédio é operar”, afirmou durante cerimônia de inspeção de obras da transposição do Rio São Francisco, no Rio Grande do Norte.

Continua após a publicidade

Lula explicou que a última viagem que fará será ainda em setembro, para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, e do encontro do G77 (coalização de 134 nações em desenvolvimento da qual o Brasil faz parte), em Cuba. Antes disso, ele ainda vai à Índia para a Cúpula do G20.

Leia também: Lula comemora PIB, mas cobra distribuição de renda

Artroplastia

Chamada de artroplasia, a cirurgia a qual Lula será submetido substitui a articulação do quadril “doente” por uma articulação artificial, conhecida como prótese. A articulação desgastada é substituída por componentes metálicos e plásticos, compondo um novo quadril. 

De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), o procedimento deve proporcionar o alívio da dor provocada pela artrose; a correção de deformidades; e a recuperação do movimento da articulação, promovendo o retorno às atividades diárias e de locomoção, como sentar, andar, subir e descer escadas. 

Com informações da Agência Brasil

Veja Também