Bolsonarista fazem campanha de protesto para o dia da independência

Contudo, dentro de casa

Postado em: 04-09-2023 às 11h17
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Bolsonarista fazem campanha de protesto para o dia da independência
Bolsonarista fazem campanha de protesto para o dia da independência. (Foto: Divulgação | José Cruz, Agência Brasil, 2022)

Nesta semana comemora-se 201 anos desde a independência brasileira de status de colônia portuguesa, e é considerado como um dos feriados nacionais mais importantes do país. Para demonstrar as suas insatisfação, manifestantes planejam fazer protestos dentro de casa, como uma afronta a administração politica atual.

Nos últimos dois anos a data foi usada por membros aliados do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), como demonstração de apoio ao político, seus aliados se denotam como “patriotas”.  

Com a eleições de 2022 e a vitória da oposição do atual presidente Luiz Lula Inácio (PT), muitos apoiadores se sentiram desagradados com o resultado, além disso, os meses que se seguiram houveram investigações criminais e políticas sobre os atos ex-político enquanto atuava no cargo, como o recente escândalo das joias recebidas pelo ex-presidente, bem como a investigação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tornando-o inelegível por oito anos até 2030

Continua após a publicidade

Muito do sentimento de insatisfação vem dos manifestantes para com o exército por não realizar o golpe militar de estado, antes os bolsonaristas vinham, as forças armadas como esperança e força da nação, hoje são chamados de “covardes”, “comunistas”, e de “traidores”. Ultimamente, o termo que se tem usado para os oficiais de farda é de uma fruta, a melancia, por ser verde por fora, e vermelha por dentro.

Fique em casa, mas não por causa da Covid

Acumulado a isso, os apoiadores do ex-presidente, estão fazendo protestos de revoltas nas redes sociais, clamando para outros apoiadores para ficarem em casa, por “luto” a nação. Movimento de protesto com a instituições políticas e militares crescem desde o escândalo da operação Lava-Jato em março de 2014. 

https://twitter.com/RenataReCale/status/1698479967510601858
https://twitter.com/RenataReCale/status/1698479991934067196

Culminou no dia 8 de janeiro com a invasão da esplanada dos três poderes e a vandalização dos edifícios, dos artigos históricos e de escritórios dos três poderes. Este movimento é registrado como tentativa de golpe de estado. Este movimento também é protesto para o atual Presidente da República como sabotagem da sua imagem pública.

Veja Também