Prestes a receber ministro, prefeito de Jataí comemora relação com governo Lula

Boa relação tem DNA de MDB, que têm ministro e vice-governador goiano

Postado em: 05-09-2023 às 08h30
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Prestes a receber ministro, prefeito de Jataí comemora relação com governo Lula
Jataí, que fica a quase 300 km de Goiânia e pode levar 4 horas de carro, tem 105 mil habitantes | Foto: Reprodução

Depois de duas reuniões e algumas ligações ao prefeito de Jataí, Humberto Machado (MDB), o Ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou visita à cidade na próxima quarta-feira (06) às 10h. Vai ser um importante evento de consolidação de demandas que o prefeito, acompanhado do vice-governador Daniel Vilela, fez ao ministro em Brasília este ano. 

O ministro vai executar obras do contorno rodoviário de Jataí e, ainda,  assinar a ordem de serviço para o início da recuperação do perímetro urbano da BR-158 no trecho de 10 km que passa pela cidade. É que, sem investimentos, a obra causou problemas à cidade nos últimos anos pelo alto fluxo de caminhões pesados. 

A relação de Renan Filho e o prefeito goiano é o recorte da boa relação que os prefeitos, e o governo goiano, estão tendo com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (Partido dos Trabalhadores). Renan é do MDB, mesmo partido do vice-governador – que preside a sigla em Goiás – Daniel Vilela. Humberto também é filiado ao MDB que, ainda, tem como ministra Simone Tebet, do Orçamento e Planejamento. 

Continua após a publicidade

Jataí, que fica a quase 300 km de Goiânia e pode levar 4 horas de carro, tem 105 mil habitantes. Caminho para alguns dos municípios mais importantes do Estado, como Caiapônia, Mineiros, Aparecida do Rio Doce, Cachoeira Alta e Rio Verde. 

A importância da região foi importante para que, apenas este ano, o prefeito Humberto Machado conseguisse, com Vilela, duas audiência com o ministro, em Brasília, ocasião em que aproveitou para apresentar demandar por demanda ao auxiliar de Lula. “Ele tem uma equipe muito técnica, e eu valorizo isso porque sou engenheiro, e ele ouviu atentamente”, contou à reportagem do jornal O Hoje, o prefeito Humberto Machado. Ele lembra que o ministro vai à cidade inaugurar o trecho urbano da BR–158 e anunciar ajuda para recapeamento das vias para cidades. “É a entrega importante do Anel Viário”, comemora. 

Ainda sobre o ministro, o chefe do executivo lembra: “É [o ministro] uma pessoa que está com um dos principais orçamentos do País”. Além de destacar a capacidade técnica da pasta, o prefeito recorda que o ministro “conseguiu 57 bilhões para o ano que vem para infraestrutura, ferrovias, hidrovias, rodovias. Sem isso o País não se desenvolve rapidamente”. E se recorda: “A China cresceu com investimento. Vamos passar um relato como está o investimento aqui”.

O prefeito também destaca um importante investimento na região: “A maior obra é a duplicação entre Jataí a Rondonópolis. O ministro já me ligou duas vezes para me ouvir. Ele é receptivo para as demandas do interior. Receber o ministro é importante tanto para Jataí quanto para Goiás”.

A boa relação, no entanto, não se restringe apenas ao Ministério dos Transportes ou na pasta comandada pela Simone Tebet. “Nós temos, por meio do Jorge Kajuru, conseguimos obra de Policlínica tipo 2. São 22 milhões. Mas tem que falar com o ministro [da Saúde] e ele concordar. Temos obras na educação e na área social. É interessantíssimo que a democracia possa muito bem administrar um País ouvindo as bases e fazer crescer, gerando emprego. O clamor do setor rural está sendo atingido. E o governo do estado está junto, fazendo obras também. É investimento para quem precisa, gerando qualidade de vida para as pessoas”.

Veja Também