Mabel chama de “especulações” candidatura à prefeitura de Goiânia

“Tenho essa fama de gestor, mas não estou conversando com ninguém sobre candidatura. Estou bem quieto”, garantiu

Postado em: 11-09-2023 às 08h00
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mabel chama de “especulações” candidatura à prefeitura de Goiânia
“Tenho essa fama de gestor, mas não estou conversando com ninguém sobre candidatura. Estou bem quieto”, garantiu. | Foto: Reprodução

Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel chama de “especulação” a indicação de seu nome como pré-candidato à prefeitura de Goiânia. O ex-deputado federal negou, ainda, que esteja conversando sobre candidatura com qualquer grupo. 

Ao Jornal O Hoje, Mabel disse que uma pesquisa na capital e em Aparecida (onde também é cotado) indicou que parte das pessoas acredita que o próximo prefeito de Goiânia deva ter experiência com gestão. Com isso, as conversas começaram, mas sem que ele se movimentasse.

“As pessoas, depois que viram uma pesquisa em que parte da população acha que deve haver um candidato com mais experiência na gestão, houve essa especulação. Tenho essa fama de gestor, mas não estou conversando com ninguém sobre candidatura. Estou bem quieto”, garante.

Continua após a publicidade

Pelo menos oficialmente esta é a versão. O nome de Sandro é defendido por empresários. Além disso, anteriormente, ele afirmou ao Jornal O Popular que “quando entra nos alcoólicos anônimos não pode ficar passando perto da bebida. Eu estou desse jeito”. E completou após a analogia: “Eu saí fora, mas quando a gente entra nessa conversa aí [sobre disputar a prefeitura de Goiânia], faz a gente pensar.”

O Hoje também questionou se Mabel estaria em conversas com outros candidatos, caso realmente não entrasse na disputa. E se poderia apoiar o atual gestor, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos). Estes questionamentos, contudo, não foram respondidos. 

Apesar disso, também ao veículo de comunicação da capital, o presidente da Fieg disse ver o prefeito Rogério como favorito à corrida pelo paço de Goiânia. Segundo ele, a saída de Ana Paula Rezende (MDB), filha do ex-prefeito Iris Rezende, da disputa deixa a eleição mais igualitária. Para Mabel, os nomes colocados não têm um diferencial.

“Ficou tudo mais igual. Os candidatos colocados não têm um diferencial. Tem um prefeito com uma máquina grande na mão e isso faz uma diferença grande. O que a gente tinha visto de pesquisa mostrava que quando se colocava a Ana Paula mexia um pouco. Quem é o favorito hoje? É o Rogério, que tem a máquina na mão. Mas precisa saber usar a máquina e o tempo está terminando”, declarou.

Disputa

A disputa em Goiânia promete ser quente em 2024. Além do prefeito Rogério, que deve tentar a reeleição, alguns nomes já conhecidos devem voltar ao páreo. O senador Vanderlan Cardoso (PSD), ex-prefeito de Senador Canedo, deve tentar chegar ao Executivo de Goiânia pela terceira vez – ele foi ao segundo turno em duas ocasiões e é considerado forte.

Quem também deve concorrer pela terceira vez é a deputada federal Adriana Accorsi (PT), que pode ter a bênção do presidente Lula (PT). Já com o apoio do ex-presidente Bolsonaro (PL), o também deputado federal Gustavo Gayer (PL) é o nome. Além deles, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado estadual Bruno Peixoto (União Brasil), trabalha para ser o indicado do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) em 2024.

Por fim, um dos favoritos é o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota, mas a caminho do MDB). O político depende de autorização judicial, pois cumpriu dois mandatos seguidos no município vizinho, apesar de ter renunciado no primeiro semestre de 2022.

A tese é justamente esta: a renúncia com distância de mais de dois anos da eleição de 2024. Além disso, a disputa ocorreria em uma cidade maior. A consulta ocorre pelo presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi.

Veja Também