Bolsonaro estava “envolvido até os dentes” em tentativa de golpe, diz Lula

Fala foi dada nesta segunda, em coletiva de imprensa após o G20

Postado em: 11-09-2023 às 07h58
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Bolsonaro estava “envolvido até os dentes” em tentativa de golpe, diz Lula
Fala foi dada nesta segunda, em coletiva de imprensa após o G20 (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Em coletiva de imprensa após o G20, em Nova Délhi, Índia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o ex-presidente Bolsonaro estava “envolvido até os dentes” na tentativa de golpe de Estado. A fala é desta segunda-feira (11).

O petista comentou após uma repórter perguntar sobre a delação premiada do ex-ajudade de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid. Esta foi homologada no último sábado (9) pelo ministro Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

“A cada dia vai aparecer mais coisa. Cada dia nós vamos ter certeza de que havia a perspectiva de golpe e que o ex-presidente estava envolvido nela até os dentes. É isso que vai ficar claro”, começou Lula.

Continua após a publicidade

Ainda segundo o presidente, “a única chance que ele [Bolsonaro] tinha de não participar disso, era quando ele estava preocupado em vender as joias. Fora isso, ele é o responsável por parte das coisas ruins que aconteceram no nosso País”.

Delegação de Mauro Cid

Neste último sábado, o ministro Alexandre de Moraes aprovou o pedido de delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid enviado nesta última sexta (8). De acordo com a equipe jurídica do ex-ajudante de Bolsonaro, foram apresentados três temas que irão discutir: as joias sauditas, o cartão de vacina do ex-presidente, e uma possível decisão de golpe de Estado.

Ao aceitar o pedido, também foi aprovada a liberdade provisória a Mauro Cid sob comprimentos de medidas de medidas preventivas como a tornozeleira eletrônica, proibição de sair de casa à noite e nos fins de semana, o cancelamento de seu passaporte e o impedimento de usar as redes sociais. Além disso, o ministro do STF ordenou o afastamento do cargo militar de Mauro Cid.

Veja Também