Nova fase na delação de Mauro Cid: PF inicia checagem de provas

Investigação se concentra em corroborar indícios fornecidos pelo ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL).

Postado em: 11-09-2023 às 15h57
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Nova fase na delação de Mauro Cid: PF inicia checagem de provas
Investigação se concentra em corroborar indícios fornecidos pelo ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL). | Foto: Agência Brasil

Por: Luana Avelar

O acordo de delação do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Mauro Cid foi homologado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, marcando o início de uma nova fase na investigação. Segundo fontes ligadas ao caso, os principais esclarecimentos já foram fornecidos por Cid em seu depoimento e, agora, o foco está na verificação e busca de evidências que corroborem as informações apresentadas à Polícia Federal (PF).

Diligências complementares também serão realizadas para fortalecer ou refutar os relatos do delator. A delação de Mauro Cid representa um grande impacto na situação de Bolsonaro, sendo que Cid tinha um papel significativo no círculo próximo ao ex-presidente, sendo frequentemente acionado para lidar com questões políticas e pessoais.

Continua após a publicidade

Cid está diretamente ligado aos três principais aspectos da investigação até o momento: fraude em cartões de vacina, desvio de presentes valiosos e a articulação para um possível golpe após a derrota nas eleições de 2022. No último caso, de acordo com a PF, cabia a Cid encontrar bases legais para a ruptura, inclusive envolvendo a encomenda, distribuição e promoção de interpretações falsas do artigo 342 da Constituição.

Veja Também