Rogério vai despachar fora do Paço por mais contato com população

Estratégia serve para mostrar os trabalhos prestados, mas também reforçar a viabilidade para 2024

Postado em: 12-09-2023 às 08h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Rogério vai despachar fora do Paço por mais contato com população
Estratégia serve para mostrar os trabalhos prestados, mas também reforçar a viabilidade para 2024 | Foto: Reprodução

Mais do que o lançamento de um mutirão, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) anunciou, na segunda-feira (11), um gabinete itinerante fora do paço, onde despachará até domingo (17). A estratégia busca viabilizar o próprio nome do gestor para a disputa pela reeleição em 2024, pelo menos extraoficialmente. 

Os mutirões sempre foram a marca do ex-prefeito Iris Rezende (MDB), copiados, inclusive, em Aparecida, nas gestões de Gustavo Mendanha (Patriota, rumo ao MDB) e depois Vilmar Mariano (MDB). Os eventos aproximam o gestor da população e, claro, dão visibilidade. 

Secretário de Cultura, Zander Fábio diz ao Jornal O Hoje que o evento demostra comprometimento com o povo de Goiânia. “Principalmente aqueles que muitas vezes não têm como se deslocar das suas regiões até o paço”, avalia. Ainda segundo ele, sobre o gabinete itinerante, é uma forma de ver de perto o que cada região precisa e executar na mesma hora. Zander, contudo, evita adentrar a questão eleitoral. Ainda assim, admite: “Acredito que cria uma ‘intimização’ e consegue mostrar tudo que tem sido feito.” 

Continua após a publicidade

Mutirão

O primeiro mutirão será no setor Morada do Sol e beneficiará com mais de 130 serviços os moradores do bairro e região. Apesar de Rogério despachar do local desde segunda, o evento ocorrerá no sábado (16), de 8h às 16h, e domingo, das 8h às 12h. 

Serão serviços nas áreas da saúde, assistência social, habitação, serviços jurídicos, emprego, meio ambiente e mais. “Essa iniciativa visa aproximar a administração municipal dos cidadãos e oferecer um atendimento mais próximo e eficiente”, reforça Rogério sobre o mutirão e o próprio gabinete, além de esclarecer que outros trabalhos serão realizados ao longa da semana na região Noroeste.

Devem ocorrer sete mutirões até maio de 2014, sendo este primeiro na região noroeste. A ideia é garantir penetração em toda a cidade e melhorar a visão do goianiense sobre o gestor até o pleito. 

“Pé de toddy”

De fato, existe pouca percepção do prefeito Rogério nas ruas. Até por isso os mutirões, o gabinete itinerante e todo tipo de estratégia que possa mudar esse entendimento da população. 

Colunista da Xadrez, o jornalista Wilson Silvestre apontou que as crises – que não são exclusivas desta gestão – ofuscam qualquer mérito da administração Cruz que, por sua vez, paga o preço em não se comunicar politicamente. 

Ainda de acordo com ele, Rogério é um “pé de toddy” que dedica, no mínimo, três dias da semana para inaugurar ou visitar obras na periferia, distante dos olhares dos formadores de opinião. A entrada do marqueteiro e presidente do Patriota em Goiás, Jorcelino Braga, no governo (mesmo que informalmente) visa mudar essa participação.

Recentemente, ele disse ao Jornal O Popular que “o prefeito fez muito e a população não foi informada disso. E o mutirão tem uma coisa importantíssima, que é a marca do saudoso Iris Rezende Machado, que foi o maior político do estado de Goiás. E essa marca, junto com Rogério estando perto da população, ele vai participar ativamente e levar o serviço para a população. Com isso, com certeza a população vai poder vê-lo de perto e poder avaliar melhor a administração”.

Veja Também