Parte do Brasil real fecha as portas e grita por socorro

O reflexo desse descontrole nas contas reflete na atividade econômica

Postado em: 12-09-2023 às 21h44
Por: Wilson Silvestre
Imagem Ilustrando a Notícia: Parte do Brasil real fecha as portas e grita por socorro
A gastança desenfreada do governo Lula tende a aumentar e piorar a economia em 2024 | Foto: Reprodução

O Brasil real encontra-se nos municípios e não no Palácio do Planalto, mirante virtual de onde o mandatário de plantão e seus apaniguados veem o País e seus problemas de onde estão e não onde o povo se encontra. A gastança desenfreada do governo Lula tende a aumentar e piorar a economia em 2024.

O reflexo desse descontrole nas contas reflete na atividade econômica que, por sua vez, desagua nos municípios, que recebem um valor mais baixo do FPM. Foi esse baque que empurrou os prefeitos brasileiros a fecharem as portas das prefeituras.

Por ironia política, o movimento teve início no Nordeste, coração petista que sempre votou em Lula. Nesta quarta-feira (13) – outra ironia na data –, quase 100% das prefeituras goianas vão estar de portas fechadas. “O desequilíbrio entre as receitas e as despesas é tão grande que muitas prefeituras já preveem o atraso no pagamento dos salários de servidores”, diz trecho de uma publicação da AGM.

Continua após a publicidade

Soma-se a ela a FGM, que aderiu ao movimento. As duas entidades convocam os prefeitos para a manifestação na Alego, a partir das 9 horas desta quarta-feira (13).

“A manifestação tem por objetivo alertar as autoridades e conscientizar a população sobre a gravidade das contas nos municípios”, dizem AGM e FGM.

Lula promete ajuda, não agora

Nesta terça-feira (12), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o presidente Lula vai ajudar os municípios, mas esse socorro não será imediato. De acordo com o ministro, ainda vai ser enviado um projeto de lei complementar à Câmara dos Deputados para pagar cerca de R$ 10 bilhões ainda neste ano. A conferir.

Veja Também